A juventude em Almada e um pouco por todo o país tem estado, em grande parte, à semelhança de outras gerações de portugueses, em confinamento. O dever cívico de proteger todos os portugueses é determinante.

Em Almada, o mês de março é, desde há algum tempo, marcado pela festa do movimento da juventude, na sequência da importante medida implementada pelo executivo PS de aumento do período da celebração das festividades, desde 2019, da anterior quinzena para o mês da Juventude, com consequente alargamento do número de atividades desenvolvidas. Refiro-me à iniciativa “Março à solta”!

O vírus SARS-CoV2, causador da doença Covid-19, chegou a Portugal em 2020, o que afetou enormemente diversas áreas, onde também se inserem as políticas públicas na área da Juventude. Isso não limitou, no entanto, a vontade de mudança protagonizada pelo executivo PS na Câmara Municipal de Almada. Apesar das restrições, este executivo avançou, recentemente, com a criação do Conselho Municipal da Juventude, contrariando o marasmo e o incumprimento da lei que se verificava há cerca de uma década, pelo anterior executivo da CDU.

Os jovens almadenses têm, agora, a oportunidade de ter um papel mais ativo na vida democrática do seu concelho e influenciar, de forma mais direta, efetiva e justa as políticas públicas de Juventude e Educação, a par da participação das mais diversas áreas de relevo no concelho de Almada.

Com o reforço da equipa de trabalhadores da área da Juventude na Câmara Municipal de Almada, a criação do Orçamento Participativo Jovem, a criação do Orçamento Participativo do Município de Almada e o desencadeamento de procedimentos para a constituição de uma Assembleia Municipal Jovem no concelho, os jovens almadenses estão, hoje, melhor defendidos e com mais oportunidades para participar e contribuir ativamente e de modo preponderante na vida do concelho de Almada.

Vivam os jovens almadenses! Viva Almada!

Aproveito o ensejo para desejar as melhoras e transmitir a minha solidariedade com todas as famílias de portugueses que se encontram afetados pela pandemia Covid-19.

Daniel Teixeira da Silva

(Secretário Nacional da Juventude Socialista, Presidente da concelhia de Almada da Juventude Socialista)