O custo de dirigir na capital está prestes a aumentar(Imagem: Getty Images / iStockphoto)
Dirigir em Londres custará 30% a mais a partir do próximo mês, de acordo com os termos do resgate de £ 1,6 bilhão do governo para o Transporte de Londres.
Com as tarifas dos passageiros caindo em 90% enquanto os londrinos ficavam em casa e os turistas ficavam longe durante o bloqueio do coronavírus, o TfL foi forçado a ir ao governo para um resgate para continuar funcionando.
Mas os termos do acordo significam que qualquer pessoa dirigindo para - ou através de - Londres verá seus custos aumentarem.
A taxa de congestionamento aumentará de £ 11,50 por dia para £ 15 a partir de 22 de junho, disse a prefeitura. Também funcionará das 7h às 22h, sete dias por semana, em vez de apenas durante a semana.
O prefeito Sadiq Khan acusou o Departamento de Transporte (DfT) de 'obrigar os londrinos comuns a pagarem por fazerem a coisa certa na Covid-19'.
Dirigir em Londres está ficando mais caro (Imagem: PA)
A taxa de congestionamento foi dispensada durante o bloqueio, com a maioria das pessoas que moram em ou nos arredores de Londres trabalhando apenas viajando por motivos essenciais.
Mas a cobrança de £ 11,50 retornará na segunda-feira, 18 de maio, junto com a zona de ultra baixa emissão, que custa £ 12,50 para a maioria dos veículos e £ 100 para caminhões pesados ou ônibus.
A TfL disse que estenderá temporariamente o esquema de reembolso da taxa de congestionamento para o NHS e trabalhadores domiciliares de assistência.
Novas medidas custarão mais aos motoristas (Imagem: PA)
O resgate consiste em uma doação de £ 1,1 bilhão e um empréstimo de £ 505 milhões.
Khan disse que “não era o negócio que eu queria, mas foi o único que o governo colocou sobre a mesa”.
Ele continuou: 'Eu não tive escolha a não ser aceitar isso para manter os tubos e os ônibus funcionando.
'A receita das tarifas caiu 90% nos últimos dois meses porque os londrinos fizeram a coisa certa e ficaram em casa - então simplesmente não há dinheiro suficiente entrando para pagar por nossos serviços.'
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Além de aumentar a taxa de congestionamento, o TfL foi instruído a introduzir aumentos de tarifas acima da inflação a partir do próximo ano. As tarifas aumentam RPI + 1%.
As tarifas dos ônibus - descartadas para ajudar a proteger os motoristas da Covid-19 - serão reintroduzidas, as viagens gratuitas para crianças serão interrompidas temporariamente e apenas pessoas com mais de 60 anos ou com deficiência terão permissão para viajar gratuitamente fora dos horários de pico.
O DfT disse que o acordo significa que a TfL aumentará os níveis de serviço 'o mais rápido possível para garantir que as pessoas possam seguir as diretrizes de distanciamento social enquanto estiverem na rede'.
O departamento disse que incluiu uma série de advertências como parte do pacote de financiamento 'para proteger os serviços no futuro'.
Uma Força-Tarefa Covid-19 de Londres - com representantes do governo e do TfL - foi criada para supervisionar as decisões operacionais durante a pandemia.
O secretário de transportes, Grant Shapps, disse que os serviços devem ser aumentados para 'apoiar o distanciamento social e garantir que nosso capital continue se movendo'.
Ele continuou: 'Este negócio vai encorajar um movimento real em direção a opções de caminhada e ciclismo mais verdes e saudáveis, aliviar a pressão sobre nosso transporte público e fornecer certeza e estabilidade para os serviços de transporte de Londres no futuro.'