Seis meses após a questão ter sido pela primeira vez abordada no Parlamento, foi já lançado o concurso público para a modernização e reabilitação da Lota da Carrasqueira, no concelho de Alcácer do Sal. As empresas interessadas têm até ao final de julho para entregar propostas e disporão de 120 dias para a execução da obra, que vai melhorar as condições de trabalho dos pescadores locais, contribuindo igualmente para que se criem as condições tendentes à atribuição do muito desejado número de controlo veterinário, essencial para valorizar o pescado ali transacionado.
Foi a deputada socialista Clarisse Campos quem, em audição ao Ministro do Mar realizada em janeiro último, questionou sobre a possibilidade de requalificar o posto de vendagem que a Docapesca possui na Carrasqueira, no âmbito do conjunto de investimentos em curso neste sector.
Na altura, referiu a grande importância desse melhoramento para a pesca naquela localidade, onde laboram cerca de 40 embarcações, sensibilizando a tutela para a desadequação e reconhecidas más condições das atuais instalações, quer do ponto de vista funcional, quer paisagístico, pois situam-se junto a uma zona de rara beleza, junto ao rio Sado e perto do Cais Palafítico da Carrasqueira.
Havendo abertura por parte do Ministério, o assunto foi sempre acompanhado por Clarisse Campos e pelos restantes deputados eleitos por Setúbal, que chegaram a visitar a Carrasqueira, em abril.
Esta semana, em nova audição regimental ao Ministro, Ricardo Serrão Santos, a parlamentar voltou ao tema e o governante revelou que o concurso já havia sido lançado, prevendo-se que os trabalhos se iniciem em setembro. O valor base da intervenção é de cerca de 200 mil euros.