Mata da Machada quer atrair mais visitantes

O vereador José Paulo Rodrigues, que substituiu o vereador Bruno Vitorino, no “Seminário Life Biodiscoveries MACHADA: QUE FUTURO?”, desvendou um pouco do que se pretende para este espaço, tendo por base a atração de mais visitantes.

Na sua intervenção, o vereador salientou que se pretende que exista uma adesão cada vez maior por parte da população, tendo em conta a oferta que este espaço proporciona, nomeadamente ao nível de atividades, como por exemplo, o “Reserva o Verão em Família”, os campos de férias, “Invasão ao Domingo”, “Reserva o Sábado,”, entre outras.

José Paulo Rodrigues lembra o trabalho que tem sido feito neste pelouro ao longo dos anos, “um caminho que tem tido como objetivo principal, dar a conhecer a Mata da Machada e o Sapal do Rio Coina aos barreirenses, para que estes colaborem na proteção e preservação do seu património”.

Neste seminário pretendeu-se demonstrar que a importância deste território, ultrapassa a própria biodiversidade. Aqui está um projeto feito por pessoas e para pessoas. “Hoje, a Mata da Machada não é apenas um espaço natural e histórico, mas também um local onde as famílias se podem deslocar e passar bons momentos. Neste espaço de convívio com a natureza, desejamos que as pessoas, cada vez mais, o possam utilizar espontaneamente e onde sintam o apelo da proteção e da sustentabilidade”, salientou o vereador na intervenção de abertura do seminário.

Reflexo disso são as ações de voluntariado do projeto Life Biodiscoveries que incrementam a qualidade dos ecossistemas da Reserva Natural Local.

Também se deu outra perspetiva, pela valoração económica da sua biodiversidade, recursos e serviços através da perceção dos utilizadores através de estudo feito por inquéritos face-a-face.

Os valores obtidos devem ser tidos em linha de conta em termos de politicas discutidas, financiamentos e no planeamento e ordenamento estratégico, porque são valores de bens ou serviços que não têm um mercado definido, mas fundamentais e essenciais para o equilíbrio urbano e que são benefícios e serviços que a Reserva Natural Local conferem aos cidadãos da cidade do Barreiro.

Fonte:CMBarreiro