Na sequência de uma prova cega promovida pela revista Time Out, as empadas vendidas no café “O Cocho”, situado na capital portuguesa, foram consideradas as melhores de Lisboa de entre um conjunto de sete empadas.

Casimiro Jerónimo, cozinheiro e pasteleiro alcacerense, é o autor deste petisco e mostra-se bastante satisfeito com esta distinção. “Estou feliz por reconhecerem a minha cozinha e as minhas empadas, que chegaram a Lisboa através de uns amigos que são proprietários do café distinguido”, explica Casimiro.

O cozinheiro, proprietário de um café em Alcácer do Sal, explica que as empadas apareceram como uma “necessidade de apresentar algum salgado na montra e não apenas doces”. Sobre a receita, não existem grandes segredos, sendo que “onde podem existir algumas diferenças é nos produtos utilizados para o recheio”, esclarece Casimiro Jerónimo, acrescentando que tenta utilizar “ingredientes diferentes e de qualidade, como frango do campo ou linguiça de porco preto”. Confessa ainda que o único segredo que tem na sua culinária é “cozinhar para os outros como se da própria família se tratasse”.

Desde que este reconhecimento foi feito, as vendas deste produto não sofreram grandes alterações em Alcácer, apesar de começarem a “aparecer clientes vindos de Lisboa, à procura das empadas”.