A autarquia do montijo aprovou, na última reunião pública, a abertura de dois concursos públicos internacionais na área da manutenção do espaço público, de forma a “fazer face às necessidades dos seus munícipes e à manutenção da qualidade de vida das populações”.

Foi aprovado, com três votos a favor do PS, duas abstenções do PSD e dois votos contra da CDU, a abertura de um concurso público internacional para a celebração de um contrato de aquisição de serviços de manutenção de espaços verdes na União de Freguesias de Montijo e Afonsoeiro, na União de Freguesias de Atalaia e Alto Estanqueiro-Jardia e na Freguesia de Sarilhos Grandes.

Em comunicado a autarquia que este procedimento pretende solucionar o problema do município em “executar adequadamente a manutenção e conservação das áreas verdes nas freguesias referidas que tiveram um aumento significativo devido ao crescimento imobiliário nesta zona do concelho”.

O procedimento concursal aprovado, que será agora submetido à aprovação da Assembleia Municipal e depois seguirá os trâmites devidos, tem, de acordo com o município,” um encargo total previsto de 750 mil euros anuais (mais Iva) e a duração de três anos”.

Com a mesma votação, foi também aprovado a abertura de um concurso para a aquisição de serviços de recolha e transporte de resíduos sólidos urbanos, manutenção e lavagem de contentores na Freguesia de Canha e na União de Freguesias de Pegões.

“Esta situação está, igualmente, relacionada com a necessidade de assegurar uma boa qualidade de serviço às populações do concelho, nomeadamente à população da zona Este, onde a Câmara não dispõe de recursos próprios para a realização direta dos serviços de recolha e transporte de resíduos sólidos”, explica a autarquia.

Este procedimento de concurso público, que também será submetido à Assembleia Municipal para autorização e seguirá posteriormente os trâmites previstos, tem, segundo o comunicado, “um valor base total de 320 mil euros (mais Iva) e um prazo de execução de três anos”.