De 20 a 28 de setembro, Montijo volta a estar na linha da frente das políticas de mobilidade juvenil, com o acolhimento do curso de formação Start The Change que vai reunir 28 jovens de diversos países europeus na nossa cidade.

Durante sete dias de trabalho, jovens de Portugal, Polónia, Chipre, Hungria, Itália, Roménia e Suécia vão debater boas práticas na área da juventude, do associativismo e da cidadania europeia, procurando a aquisição de competências para a implementação e desenvolvimento de iniciativas e projetos sociais com base nas necessidades das suas comunidades.

Todas as atividades são baseadas no método de educação não formal. A parte principal do curso de formação será feita sob a forma de sessões práticas implementadas pelos participantes de uma forma learning-by-doing. Num ambiente de aprendizagem, os participantes serão incentivados a explorar desafios que contribuem para o seu desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional.

Será dada especial atenção a um espaço para reflexão e avaliação, através da produção de documentação, assim como ao desenvolvimento de atividades temáticas de partilha das diversas realidades europeias, numa perspetiva de promoção dos valores europeus, especialmente a solidariedade, o respeito, o diálogo intercultural, a unidade na diversidade, a coesão, a inclusão e a participação ativa dos jovens.

Os jovens terão, ainda, a oportunidade de visitar um projeto social na comunidade para partilha de boas práticas, bem como uma visita cultural aos locais mais emblemáticos de Lisboa.

Este curso resulta de uma candidatura da Associação para a Formação Profissional e Desenvolvimento do Montijo em parceria com a Câmara Municipal do Montijo, através do Gabinete da Juventude, ao programa comunitário ERASMUS+JÁ e é mais um exemplo das políticas de cidadania jovem promovidas pela autarquia, que têm contribuído para o conhecimento intercultural dos jovens montijenses e para o alargamento das suas perspetivas ao nível da cooperação internacional.

Partilhe esta notícia