A rúbrica “Mais Saber” que começa na próxima sexta-feira, dia 6 de fevereiro, na Casa Mora (Museu Municipal), no Montijo, e pretende “promover a importância do conhecimento, do saber e da cultura ao longo da vida, valorizando as propostas, as ofertas e o papel educativo e formativo da Universidade Sénior”.

O primeiro encontro denominado “Fernando Pessoa, raiz de muitos frutos” será dedicado à vida e obra do poeta de Mensagem. Uma iniciativa dinamizada por Sara Loureiro, docente da Universidade Sénior do Montijo, entidade organizadora do evento.

Fernando António Nogueira Pessoa nasceu em Lisboa, no dia 13 de Junho de 1888, sendo autor de obra vasta e plural, escrita em português e também em inglês.

O autor publicou poucos textos em vida, um deles foi Mensagem (1934), tendo a maior parte da sua obra sido publicada na segunda metade do século XX, e atualmente, continuam a surgir inéditos.

Numa nota biográfica que escreveu meses antes de morrer, em dezembro de 1935, Pessoa afirmou-se poeta e escritor “por vocação”.

De acordo com uma nota da CM do Montijo, o “Mais Saber” regressa no dia 6 de março, com uma iniciativa dedicada ao escritor e poeta português José Saramago, galardoado com o Nobel da Literatura em 1998.