A antiga presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal faleceu, esta manhã, aos 67 anos, vítima de doença prolongada. Gracieta Baião foi presidente entre 1986 e 1994.

Vítor Proença, atual presidente do município de Alcácer do Sal, lamenta profundamente a morte de uma mulher que considera ser “uma mulher de causas, defensora dos mais carenciados, lutadora incansável por uma sociedade mais justa, Mulher de Abril e da Liberdade e endereçou as condolências à família da ex-autarca.

Recorde-se que, no passado dia 5 de outubro, o município promoveu um ato público reconhecendo a atividade cívica e pública de Gracieta Baião atribuindo o seu nome ao Pavilhão Municipal de Atividades Económicas.

 

Dados Biográficos:

Gracieta dos Santos Baião

Nasceu a 25 de janeiro de 1947 na povoação mineira de Junjéis, freguesia de S. Susana, concelho de Alcácer do Sal, onde a família estava estabelecida.

Filha de comerciantes oriundos das zonas centro e norte do país, quando a atividade da mina entra em declínio, e ainda criança de tenra idade muda-se com a família para vila de Alcácer, onde recebe a instrução primária e vive até aos 24 anos, trabalhando no negócio da família.

Em 1971 muda-se para Beja onde intensifica a atividade política já iniciada em Alcácer. Na clandestinidade integra os movimentos antifascistas da altura.

Em 1972, inicia o Curso de Auxiliares de Enfermagem, na Escola Artur Ravarra, em Lisboa, concluindo o mesmo em 1974, com a média de 16 valores. Durante estes anos continua a desenvolver atividade política, integrando as atividades e manifestações do Movimento Estudantil.

Concluído o curso inicia atividade profissional no Hospital Curry Cabral (Unidade de Infecto-Contagiosas), em Lisboa onde aceita o convite para vir trabalhar para o Hospital Distrital de Setúbal e inaugurar os Serviços de SO / Urgência, onde permaneceu até 1976.

Nesse ano regressa a Alcácer integrada na equipa de Policlínicos do Serviço Médico à Periferia que deram início, em Alcácer, ao processo de criação e implementação do Sistema Nacional de Saúde através da criação de Postos Médicos, Agentes de Saúde Comunitária, etc.

Em 1979, conclui o Curso de Promoção a Enfermeira, com a classificação de 19 valores.

Em 1983, é eleita para o executivo da Câmara Municipal de Alcácer do sal, tendo assumido o pelouro da Limpeza, Higiene e Saúde Pública e em 1984, assumiu ainda o pelouro Sociocultural, áreas onde implementou diversos projetos com vista à melhoria das condições de vida da população, em especial nas questões ligadas à saúde pública.

Em 1986, foi eleita, por maioria absoluta, Presidente da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, cargo que desempenhou, por dois mandatos, até 1994. Todo o trabalho desenvolvido durante os seus mandatos teve como objectivo o desenvolvimento do concelho e a melhoria da qualidade de vida das populações, aos níveis social, económico e cultural. (Exs. Escola do Morgadinho, criação da PIMEL protocolos com Ministério da Cultura para equipamentos e iniciativas culturais)

Integrou diversas instituições e organismos.

Foi membro do Conselho Geral da Associação nacional de Municípios Portugueses.

Foi membro do Conselho de Administração da Associação de Municípios do Litoral Alentejano.

Foi membro da Comissão Regional de Turismo “Costa Azul”.

Foi Presidente da Comissão Municipal Especializada de Fogos Florestais.

Foi sócio fundador do ICE – Instituto das Comunidades Educativas e membro do Conselho Geral.

Em 2001, concluiu a Licenciatura em Psicologia (Área Educacional), no ISPA – Instituto Superior de Psicologia Aplicada, com média final de 17 valores.