O provedor de pagamentos ACI disse que está trabalhando 'o mais rápido possível' para corrigir um problema que afeta os pagamentos com cartão nas lojas(Imagem: GETTY)
Os clientes da Morrisons e da The Co-op afirmam que ficaram fora do bolso depois que uma falha na loja deixou centenas de pessoas impossibilitadas de pagar as mercadorias com cartão - e cobrou duas vezes de alguns clientes.
O provedor de pagamentos ACI - que gerencia as transações para as duas lojas - disse que está trabalhando 'o mais rápido possível' para corrigir um problema que afeta os pagamentos com cartão nas filiais em todo o país.
O problema começou no domingo, quando longas filas foram vistas do lado de fora das lojas de conveniência Co-op em meio à neve, e os clientes foram incentivados a pagar em dinheiro.
No entanto, o problema parece estar em andamento, com os clientes acessando as redes sociais para reclamar da situação.
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A equipe informou a alguns clientes que o problema está em andamento (Imagem: Getty)
Em alguns casos, os clientes afirmam que foram cobrados duas vezes como resultado da interrupção.
rory mcilroy e caroline wozniacki
'Eu sugiro que você verifique seu cartão recusado porque meu cartão de parceiro foi recusado em Morrisons na noite passada, mas eles ainda aceitaram o dinheiro e nós fomos cobrados duas vezes!'
'Cobrado duas vezes pela minha loja de £ 65 em @Morrisons ontem, graças ao erro da máquina de cartão. Recebi um recibo recusado, então espero conseguir um reembolso, mas atingiu o saldo disponível em meu banco. '
Outro disse: ' @Morrisons Eu tenho um problema de transação. Eu estava na loja ontem e paguei pela mesma loja duas vezes, pois havia um problema com as máquinas de cartão e ele foi retirado do meu banco duas vezes. Por favor, alguém pode me mandar um DM. '
A ACI, que fornece processamento de pagamentos em tempo real para os varejistas, disse: 'Os problemas atuais de TI afetam os pagamentos com cartão na Co-op e Morrisons e estamos trabalhando em estreita colaboração com as equipes de TI de ambos os parceiros para resolver o problema o mais rápido possível. Pedimos desculpas aos compradores por qualquer inconveniente causado. '
“Tivemos algumas dificuldades técnicas com nossos pagamentos com cartão e estamos trabalhando muito para resolver isso o mais rápido possível”, explicou uma porta-voz da Morrisons.
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'Lamentamos qualquer inconveniente que isso possa ter causado.'
Um porta-voz da Co-op disse: 'Nosso provedor de processamento de pagamentos está trabalhando para corrigir um problema intermitente que impediu o processamento de um número muito pequeno de transações de clientes.
Acontece que muitos clientes são incentivados a pagar com cartão para ajudar a reduzir a propagação do vírus Covid (Imagem: Getty)
'Gostaríamos de nos desculpar por qualquer inconveniente causado.'
Um deputado disse que o problema expõe os riscos de deixar o uso do dinheiro 'murchar'.
O secretário econômico paralelo do Tesouro, Pat McFadden, disse: 'Isso mostra os perigos de deixar a rede de caixa simplesmente murchar à medida que o uso diminui.
“O governo prometeu legislação para garantir o acesso nacional ao dinheiro há um ano. Não foi antecipado. '
Gareth Shaw, especialista em consumo da Which ?, disse: 'Uma redução na aceitação de dinheiro pelos varejistas durante a pandemia se combinou com o fechamento generalizado de agências bancárias e caixas eletrônicos para empurrar o já frágil sistema de caixa do Reino Unido ainda mais perto da beira do colapso.
'Para evitar cortar milhões de pessoas de seu método de pagamento preferido, o governo deve introduzir urgentemente a legislação prometida no orçamento do ano passado e a indústria deve se comprometer a apoiar a rede de caixa existente até que um novo sistema esteja em vigor.'
Fui cobrado duas vezes - o que devo fazer?
Seu banco ou sociedade de crédito imobiliário podem reembolsá-lo (Imagem: Bloomberg via Getty Images)
Se você foi cobrado duas vezes, entre em contato diretamente com a loja para solicitar o reembolso total.
Você precisará mostrar evidências disso, como um extrato bancário ou o recibo das transações que falharam. Devem dizer & apos; cancelado & apos; ou 'nulo neles. Se o varejista se recusar a emitir um reembolso, você pode fazer uma reclamação formal ou entrar em contato com um serviço de resolução de disputas, como Resolver.co.uk.
Você também pode solicitar o reembolso do emissor do cartão de crédito ou do banco / sociedade de crédito imobiliário.
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& apos; Estorno & apos; permite que você solicite reembolsos por transações com falha diretamente de seu banco. Você precisa ficar online e levantar um caso dentro de 120 dias para acioná-lo. Se for bem-sucedido, o dinheiro será congelado e devolvido à sua conta.
Você precisará fornecer o máximo de evidências possível para provar sua compra (ou uma falha) - como fotografias ou recibos provando que o pagamento com cartão não foi bem-sucedido.
Se você pagou com cartão de crédito, pode fazer uma reclamação ao abrigo da Secção 75 se o preço de compra dos seus bens foi de pelo menos £ 100,01.
Não importa se você colocar menos do que isso no seu cartão - você está coberto, desde que parte do pagamento tenha sido feito a crédito.
Você tem até seis anos para fazer uma reclamação, portanto, este é um último recurso útil se você sair do bolso sem nenhuma solução à vista.