Foi, mais uma vez, em festa a receção ao Grupo Desportivo da Escola Secundária de Santo André (GDESSA)/Barreiro, realizada ao final da tarde de ontem, segunda-feira, 8 de maio, nos Paços do Concelho. A Câmara Municipal (CMB) homenageou o emblema do Concelho pela sua conquista mais recente do Campeonato Nacional da Liga Feminina em basquetebol, e, ao mesmo tempo, pela “dobradinha”, porque a este título se junta, nesta temporada 2016/17, a Taça de Portugal.

 

“Este é um momento histórico do basquetebol do Barreiro”, referiu a Vereadora da CMB responsável pelo Desporto. Regina Janeiro lembrou as vitórias da temporada e sublinhou o feito da conquista, na mesma temporada, da Liga e da Taça.

 

“Esta vitória é fruto de muito trabalho” – “trabalho muito árduo” –, reconheceu a Diretora do Agrupamento de Escolas de Santo André, Arlete Cruz. Recorde-se que o GDESSA nasceu, em 1981, de um núcleo na Escola Secundária de Santo André.

 

“Conseguimos encher o pavilhão nos três dias”, disse, com satisfação, o Presidente do GDESSA/Barreiro. Nuno Ferreira, líder de um clube com tradições na formação e com diversos títulos, ao nível dos escalões mais jovens e absolutos, falou das incidências da prática da modalidade na vertente feminina, avançando que, por esse facto, a equipa tem mais dificuldades em encontrar patrocinadores. E rematou: “O que fizemos este ano é quase impossível”.

 

“Isto é uma conquista de vários anos”, referiu o Presidente da Associação de Basquetebol de Setúbal (ABS) fazendo alusão ao trabalho de base feito no GDESSA. Armindo Pereiraregistou, igualmente, com satisfação, o muito público que marcou presença na Fase Final, que decorreu, como se sabe, no Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, no Barreiro, de 29 de abril a 1 de maio, com uma entusiástica assistência, que preencheu as bancadas do recinto.

 

Confessando, a dada altura do seu discurso, a emoção que o tomou durante a Fase Final, o Presidente da CMB elogiou todos os elementos do clube: “Equipa unida, que trabalha muito, muito abnegada”. Carlos Humberto de Carvalho falou em “vontade”, “trabalho” mas, também, em “saber”, numa “terra com imensas tradições no básquete e no desporto em geral”.

 

Em vários momentos da sessão foram lembradas as muitas jovens – algumas, mesmo, muito jovens – dos escalões de formação do GDESSA que muito entusiasmaram as bancadas e apoiaram a equipa escolar. Com mutos “joguinhos” dentro de campo, ou interagindo com o público, as jovens funcionaram como mais um elemento animador da Fase Final.

 

“Estão ali as futuras jogadoras”, disse o Presidente da ABS. Como homenagem e gesto de agradecimento às muitas meninas que animaram os três dias de competição e com ela vibraram soou um sonoro aplauso.

 

No final da sessão, e antes das fotografias “da praxe”, foram trocadas lembranças. A Capitã Joana Piteira colocou, simbolicamente, uma medalha de Campeão no pescoço do Presidente da CMB. No GDESSA, todos os elementos foram chamados; atletas, treinadores, seccionistas, dirigentes, o motorista “Sr. Moura” – todo o staff.

 

Na Sessão, em que foi, também, feita referência aos percursos das equipas masculinas representativas do Concelho, marcaram, ainda, presença a Vice-Presidente da CMB, Sofia Martins, e a Vereadora Sónia Lobo.

 

12º Torneio de Minibásquete do GDESSA

 

Entretanto, no passado domingo, dia 7 de maio, o GDESSA organizou o seu 12º Torneio do Minibásquete (para escalões de Mini8, Mini10 e Mini12), exclusivamente feminino, levando aos pavilhões Municipal Luís de Carvalho e da Escola de Santo António, 210 jovens atletas.

Estiveram presentes equipas representantes do GDESSA, CRC Quinta dos Lombos, Carnide Clube, SIMECQ, Beja BC, SL Benfica, Santarém Basket, CB Montijo e Basket Almada Clube.

 

Estiveram, ainda, presentes neste evento algumas referências do basquetebol nacional, como Márcia Costa, Emília Ferreira, Beatriz Jordão, Marcy Gonçalves e Carolina Rodrigues.

 

Partilhe esta notícia