Cerca de 750 crianças do pré-escolar e 1º ciclo do ensino básico do concelho de Alcácer do Sal participam, de 17 de novembro a 16 de dezembro, na 10ª edição da Oficina dos Sonhos que este ano tem como ponto de partida a adaptação do conto de Chris Powlin “O presente-surpresa do rei Jeremias”.

A animação de natal, levada a cabo pela Câmara Municipal de Alcácer do Sal através da Oficina da Criança e da Biblioteca Municipal, vai ter lugar no Santuário do Senhor dos Mártires, na cidade, entre as 9h30 e as 12h30, mediante marcação prévia junto da Biblioteca.

A proposta da 10ª Oficina dos Sonhos consiste na dramatização da história “O presente-surpresa do rei Jeremias”, sendo as próprias crianças atores ativos que interagem e participam na encenação do conto em que o rei nunca está satisfeito com o presente que recebe na manhã de natal. Através desta animação os mais novos serão sensibilizados para o verdadeiro valor das coisas em contraposição com o consumismo. Em seguida realiza-se um ateliê de expressão plástica, no qual criarão um presente de natal baseado no conto para levarem para casa.

Uma das novidades este ano na Oficina dos Sonhos prende-se com a lição que o rei Jeremias aprende de que oferecer algo aos outros também nos dá grande alegria. Neste âmbito, as crianças serão sensibilizadas para a questão do abandono de animais, numa estreita colaboração com a Focinho’s – Associação de Proteção dos Animais de Alcácer do Sal. Já em contexto escolar, a pequenada vai ser convidada a pensar que presentes podiam estes animais querer, entregando-os depois nas escolas para que a Oficina dos Sonhos os faça chegar à associação.

 

Partilhe esta notícia