O Município do Montijo emitiu parecer técnico positivo ao Estudo de Impacte Ambiental do Aeroporto do Montijo e respetivas acessibilidades. O parecer foi enviado no passado dia 30 de agosto à Agência Portuguesa do Ambiente e será alvo de ratificação na reunião pública de câmara, agendada para o dia 4 de setembro. 

O parecer favorável do Município do Montijo assenta no pressuposto que o projeto do Aeroporto do Montijo está de acordo com a estratégia de desenvolvimento sustentável do território local, regional e nacional, contemplando as adequadas medidas de compensação ao nível da proteção ambiental, em particular as que estão relacionadas com o ruído e a avifauna. 

A apreciação do Município do Montijo considera, também, que a nova infraestrutura aeroportuária é um projeto estruturante para o concelho do Montijo, para a Área Metropolitana de Lisboa e para a Margem Sul do Tejo, sendo um investimento que representa uma mais valia em termos económicos e sociais, potenciando a criação de emprego e riqueza no Montijo e na região. 

No parecer enviado à APA, a autarquia montijense fortaleceu a necessidade do projeto do Aeroporto do Montijo contemplar o reforço do sistema de transportes públicos e a execução de algumas vias rodoviárias estruturantes para a cidade, como é o caso da conclusão da Circular Externa ou a requalificação da Estrada do Seixalinho, entre outras questões que ao longo de todo este processo o Município do Montijo tem considerado fundamentais para a implementação de forma adequada do novo aeroporto no seu território.