Substituição faseada a partir de 21 de julho

A Câmara Municipal do Barreiro está a proceder, desde dia 21 de julho, à substituição da atual tipologia de contentores (verdes) para a deposição de resíduos indiferenciados, na freguesia do Alto do Seixalinho, por novos contentores, com maior capacidade (2,500 litros por oposição aos atuais 1,100 litros).

Esta substituição insere-se num projeto piloto, lançado pelo Município, que tem como zona de intervenção prioritária, numa primeira fase, apenas esta freguesia, sendo expetável face aos resultados produzidos, que se expanda, no futuro, por todo o Concelho do Barreiro. 

Com maior capacidade para resíduos e dotados de pedal, os novos equipamentos visam permitir uma melhor redistribuição dos contentores, pelo que se prevê uma diminuição do número existente. Já o pedal, permite uma utilização sem contacto com o equipamento. 

A substituição, que tem início na Avenida do Bocage, estender-se-á a todos os pontos de recolha do Alto do Seixalinho. A CMB informa que os novos equipamentos vão ficar selados até à retirada dos contentores verdes e que durante, aproximadamente duas semanas, vão coexistir as duas tipologias.

A respetiva recolha dos resíduos indiferenciados dos novos equipamentos, tem início entre os dias 26 e 30 de julho. A recolha tem subjacente a implementação de um sistema inovador no Concelho, que consiste num processo de recolha bilateral, através de viaturas mais sustentáveis, que ao recolher de ambos os lados, permite a redução de alguns percursos o que aumenta a eficiência do serviço e diminuiu a interferência com o tráfego. Por conseguinte a nova tipologia de contentores permite uma gestão mais eficiente do serviço de recolha, com maior poupança de recursos.

  • É de extrema importância a colaboração de todos, devendo ser respeitadas as indicações de deposição;
  • Reduza, se possível, a produção de resíduos, faça a separação e utilize os ecopontos dos resíduos seletivos;
  • Agende a recolha dos seus monos ou resíduos verdes – 212 068 068 – a recolha é gratuita.

Para mais informações contacte a Divisão de Resíduos e Higiene Urbana, através do telefone 212 068 574.