Os Bombeiros Sapadores de Setúbal estiveram a representar Portugal em Phoenix (Arizona) e no circuito NASCAR do International Racing Circuit, onde decorreram as provas do 2014 World Firefighter Combat Challenge, a final desta competição internacional de bombeiros que conta com a participação de equipas de todo o mundo.

Os Sapadores de Setúbal, que venceram a prova portuguesa na cidade de Alcobaça, entraram na história, como a primeira equipa portuguesa a competir no World Firefighter Combat Challenge, disputado por 46 equipas originárias de vários países.

A equipa portuguesa terminou o trajeto proposto em 1 minuto e 24 segundos, tendo ficado no meio da tabela classificativa.

O desempenho da equipa portuguesa nas eliminatórias permitiu que os Bombeiros de Setúbal fossem selecionados para as finais. Na última prova, a equipa de Setúbal teve algumas indecisões, e terminou a prova com 1 m. e 39,45 s. A equipa vencedora, Montegomery Fire Rescue, dos EUA, sagrou-se campeã do mundo, com o tempo de 1m. e 7,22 s..

Abraão Borges, um dos elementos da equipa portuguesa refere que “o Firefighter Combat Challenge é o topo da performance física exigida aos bombeiros. A conjugação das técnicas físicas necessárias na vida de um bombeiro podem ser demonstradas através do Firefighter Combat Challenge”.

Pedro Gomes, outro dos elementos do grupo remata com convicção dizendo que o “Firefighter Combat Challenge é uma outra forma de mostrar quão difícil é a missão dos bombeiros”.

Para os bombeiros portugueses esta foi uma forma de mostrarem as suas capacidades e sobretudo conhecer a atuação de outras equipas. E, poderão agora adaptar os seus treinos e alcançar no futuro cada vez melhores resultados.

Recorde-se que, o Firefighter Combat Challenge é uma prova muito difícil e com grande exigência física, considerada como “os dois minutos mais duros do desporto”.