O que é o Projeto xCloud? Explicação do novo serviço de streaming de jogos Xbox da Microsoft

Tecnologia

Seu Horóscopo Para Amanhã

A Microsoft revelou mais detalhes sobre seu serviço de streaming de jogos Xbox, Project xCloud, na exposição de videogames E3 ontem - incluindo um recurso chamado Console Streaming que essencialmente transformará seu Xbox One em um servidor de jogos.



O Projeto xCloud visa fazer pelos videogames o que Netflix fez por programas de TV e filmes, e o que o Spotify fez pela música - ou seja, tornar possível jogar jogos do Xbox em qualquer lugar, a qualquer hora e em qualquer dispositivo.



O objetivo não é substituir os consoles de jogos, mas capacitar os jogadores a decidir quando e como jogar - seja em um console conectado a uma TV 4K com suporte total a HDR e som surround ou em um smartphone no ônibus.



Xbox One

Xbox One (Imagem: PA)

No entanto, aplicar a abordagem Netflix ao mundo dos videogames é extremamente desafiador porque - ao contrário da TV e da música - os jogos são interativos, o que significa que precisam ser executados sem atrasos.

Aqui está o que sabemos até agora sobre o Project xCloud da Microsoft.



Como vai funcionar?

O Project xCloud é alimentado por uma rede de data centers espalhados pelo mundo, repletos de hardware que compartilha um conjunto comum de componentes com os consoles Xbox da Microsoft.

Os jogos serão hospedados nesta 'nuvem' e os jogadores se conectarão a ela de seus dispositivos pela Internet para jogar.



Quais jogos estarão disponíveis?

Qualquer jogo que possa ser jogado no Xbox One estará disponível no Project xCloud - incluindo jogos do Xbox Game Pass, serviço de assinatura mensal da Microsoft.

Isso é um total de 3.500 jogos, de acordo com a Microsoft, com mais 1.900 atualmente em desenvolvimento.

Estamos falando de Minecraft, Halo, Forza, Assassin's Creed, Mortal Kombat, Grand Theft Auto, Fortnite, Apex Legends, redenção do morto vermelho e Call of Duty, para citar apenas alguns.

Como poderei acessá-lo?

O Project xCloud permitirá que os jogadores joguem jogos com qualidade de console em seus smartphones, tablets e PCs. Tudo o que eles precisam é de uma conexão de internet confiável.

A Microsoft ainda não divulgou detalhes específicos sobre os requisitos de hardware para acessar o serviço.

O que é streaming de console?

Para aquecer as pessoas com a ideia de streaming de videogame, a Microsoft anunciou um novo recurso chamado 'Console Streaming', que basicamente transforma seu Xbox One em um servidor de streaming.

Portanto, em vez de se conectar ao data center em nuvem da Microsoft para transmitir seus jogos, você estará se conectando ao seu próprio console Xbox em casa - semelhante ao recurso Remote Play da Sony para PS4.

Uma prévia desse recurso estará disponível em outubro.

'Ele transforma seu Xbox One em seu próprio servidor xCloud pessoal e gratuito', disse Phil Spencer, chefe do Microsoft Xbox e jogos.

'Se você estiver usando um console em nosso data center ou seu console em casa, em outubro, você poderá usar nossa nuvem de jogos híbrida para jogar seus jogos onde quer que vá.'

Quanto vai custar?

A Microsoft decepcionou alguns fãs do Xbox ao não revelar nenhum detalhe de preço para seu serviço Project xCloud ontem.

O PlayStation Now, lançado em 2015 e oferece acesso a cerca de 600 jogos via PlayStation 4 ou PC com Windows, custa £ 12,99 por mês.

Google anunciou que seu serviço de streaming de jogos rival, Stadia, custará £ 8,99 por mês quando for lançado em novembro. No entanto, Stadia não é um serviço de assinatura completo, então você terá que pagar pelos jogos além disso.

É provável que a Microsoft queira precificar o Project xCloud de forma competitiva em relação ao Playstation Now e ao Stadia.

Quando poderei obtê-lo?

Os participantes da E3 2019 estarão entre os primeiros a experimentar o Project xCloud esta semana, com jogos do Xbox One como Halo 5: Guardiões e Hellblade: Sacrifício de Senua streaming em smartphones e tablets no evento.

A prévia oficial do Console Streaming será lançada em outubro.

Mais Lidos
Não perca

Veja Também: