O Parque Urbano de Albarquel, no passado sábado, foi o pano de fundo para a realização do evento “Ciência Viva no Verão 2014 – À Descoberta da Terra”, durante o qual miúdos e graúdos puderam aprofundar o conhecimento sobre sismos e vulcões.

À semelhança dos anos anteriores, a iniciativa contou com a presença de cientistas e professores universitários, jogos didáticos, uma exposição sobre os comportamentos científicos associados aos fenómenos naturais e demonstrações do registo do movimento do solo com um sismómetro.

Os presentes puderam ainda assistir a um painel científico, no qual foi explicado as várias fases de formação do maciço da Arrábida. E, observar em funcionamento o protótipo de dispositivo de alerta de tsunamis instalado no Parque Urbano de Albarquel, que para além de detetar este fenómeno natural, alerta a população em caso de emergência.

A iniciativa da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnologia, foi organizada em parceria com o Instituto Geofísico do Infante D. Luiz e o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal. No âmbito desta parceria institucional, está prevista a realização em Setúbal, durante o próximo mês, de uma formação destinada aos professores do ensino básico, na qual irão ser explicados métodos de construção de pequenos simuladores que podem ser utilizados nas salas de aula.

 

 

 

Partilhe esta notícia