O Parque Urbano de Albarquel, no passado sábado, foi o pano de fundo para a realização do evento “Ciência Viva no Verão 2014 – À Descoberta da Terra”, durante o qual miúdos e graúdos puderam aprofundar o conhecimento sobre sismos e vulcões.

À semelhança dos anos anteriores, a iniciativa contou com a presença de cientistas e professores universitários, jogos didáticos, uma exposição sobre os comportamentos científicos associados aos fenómenos naturais e demonstrações do registo do movimento do solo com um sismómetro.

Os presentes puderam ainda assistir a um painel científico, no qual foi explicado as várias fases de formação do maciço da Arrábida. E, observar em funcionamento o protótipo de dispositivo de alerta de tsunamis instalado no Parque Urbano de Albarquel, que para além de detetar este fenómeno natural, alerta a população em caso de emergência.

A iniciativa da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnologia, foi organizada em parceria com o Instituto Geofísico do Infante D. Luiz e o Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal. No âmbito desta parceria institucional, está prevista a realização em Setúbal, durante o próximo mês, de uma formação destinada aos professores do ensino básico, na qual irão ser explicados métodos de construção de pequenos simuladores que podem ser utilizados nas salas de aula.