O espaço dedicado ao projeto “Nascer Cidadão” disponibiliza, desde o dia 1 de março de 2017, a possibilidade de solicitar a emissão do Cartão de Cidadão do recém-nascido. A Leonor Veiga, que nasceu no passado dia 26 de fevereiro pelas 20h00, foi a primeira bebé a fazer este documento no Centro Hospitalar Barreiro Montijo.

A disponibilização deste novo serviço constitui uma mais valia e simplificação do processo para os recém-nascidos e pais. Para ter o Cartão de Cidadão deve dirigir-se à Unidade do Registo Civil, situada junto à entrada do Serviço de Obstetrícia, no Piso 5, e efetuar o registo de nascimento da criança. Se o bebé ainda estiver internado o funcionário do registo deslocar-se-á à enfermaria para a recolha da fotografia, depois é só necessário fornecer os restantes dados. O levantamento do documento será feito na conservatória escolhida pelos pais.

Com o projeto “Nascer Cidadão” já é possível, desde 1 de junho de 2008, fazer o registo imediato das crianças no Hospital, logo após o seu nascimento. Os pais podem fazer o registo dos seus todos os dias úteis, entre as 13h00 e as 17h00. O registo de nascimento é gratuito, mas para o Cartão de Cidadão é necessário realizar um pagamento em multibanco.

Esta medida foi anunciada pelo Ministro da Saúde em 2016 no âmbito no programa de modernização administrativa Simplex+, como forma de tornar mais cómoda a prestação deste serviço.

Partilhe esta notícia