O Auditório Municipal de Alcácer do Sal recebe na próxima sexta-feira (27 de fevereiro), pelas 21h30, um concerto com a Orquestra de Violinos do Conservatório Regional de Setúbal, “Paganinus”.

Promovido pela Câmara Municipal de Alcácer, o evento tem entrada livre e contará com a interpretação de clássicos como “Concerto para 2 violinos em lá m, Allegro”, de Vivaldi, ou “Ária da Suíte Orquestral nº3 em ré M, BWV 1068”, de Bach. Destaque ainda para temas bem conhecidos do público, como “Os Putos”, de Paulo Carvalho e Ary dos Santos, “Música no Coração”, de R. Rodgers, e “Over the Rainbow”, de H. Arlen.

A Orquestra de Violinos do Conservatório Regional de Setúbal “Paganinus” é constituída por cerca de 100 jovens violinistas, com idades compreendidas entre os 3 e os 18 anos de idade. Esta orquestra é o resultado de uma ação pedagógica iniciada há 11 anos no Conservatório Regional de Setúbal, com o intuito de estimular e divulgar o ensino do violino e criar o gosto pela Música. Os Paganinus têm participado em inúmeros eventos culturais de elevada distinção, salientando-se uma atuação no Grande Auditório do CCB a convite de Os Violinhos, na Casa da Música no Porto, no Mosteiro dos Jerónimos, nas comemorações do Dia de na Aula Magna da Universidade de Lisboa, e por toda a Região de Setúbal. Em 2004, a convite da The Betty Haag Music Academy, participaram num concerto com The Magical Strings of Youth, uma das melhores formações congéneres do Mundo, no Orchestra Hall do Symphony Center de Chicago com cerca de 300 violinistas em palco. Em 2007 foram convidados a participar nas Comemorações do Descobrimento do Brasil com atuações em Porto Seguro e Sta. Cruz de Cabrália recebendo as melhores críticas na imprensa. Destaca-se ainda a participação no Concerto de Verão, na Aula Magna, e o Concerto de Solidariedade promovido pela AXA para a Fundação O Gil, que teve lugar no Estádio do Braga. Em dezembro de 2008 os “Paganinus” foram os convidados musicais da Festa de Natal da Presidência do Conselho de Ministros e, em outubro de 2009, nas Comemorações do 5º Aniversário do Museu da Presidência da República. Em 2010, tiveram a oportunidade de tocar acompanhados pela Orquestra Sinfónica Juvenil, num Concerto promovido pela parceria entre esta Orquestra de Jovens e o Conservatório Regional de Setúbal. Ainda durante o ano de 2010 participaram nas Comemorações Nacionais do Beato Nuno , na Igreja do Castelo de Palmela, e no Centenário da República, no Palácio de Belém. Em 2011, atuaram por duas vezes na Sala do Senado da Assembleia da República, por ocasião do Parlamento dos Jovens e das Jornadas Europeias do Património. Na cidade de Setúbal, participaram nas comemorações do Dia da Marinha e na abertura da Casa da Baía. Em 2012, destaca-se o concerto dos “Paganinus” nas comemorações do 25 de Abril na Sala do Senado da Assembleia da República. Em 2013, comemorou-se o 10º aniversário com um concerto no Fórum Municipal Luísa Todi em Setúbal, onde foram convidados antigos alunos, alguns dos quais já profissionais na área da música, que atuaram simultaneamente com os atuais alunos desta orquestra. Realizaram ainda vários concertos, nomeadamente em Lisboa, no Hotel Ritz, por convite do grupo Semapa, e na Aldeia Natal também em Lisboa. Em 2014 foram novamente convidados pelo grupo Semapa para a comemoração do 50º aniversário da fábrica Portucel- Setúbal. Realizaram ainda vários concertos pelo distrito, em Azeitão, Barreiro, Palmela e Setúbal, e participaram em vários eventos, nomeadamente na homenagem à Maestrina Joana Carneiro pelos Rotary Club de Portugal, em Palmela.

Partilhe esta notícia