O concelho de Palmela acolhe, a 9 de fevereiro, a Tocha da Liberdade e da Paz, no âmbito de uma iniciativa a decorrer a nível europeu, entre 29 de janeiro e 15 de fevereiro, numa organização da Federação Internacional de Resistentes, da qual a URAP – União de Resistentes Antifascistas Portugueses é afiliada.
O evento simbólico pretende assinalar os 70 anos do fim da Segunda Guerra Mundial e lembrar a derrota do nazi-fascismo, num momento em que se tenta esquecer e adulterar a História. O avanço das forças de extrema-direita na Europa, com o apoio e a direção do capital financeiro, é preocupante e exige mobilização. É preciso lembrar os horrores dos campos de concentração nazis, os mais de 50 milhões de mortos, a destruição de cidades e povoações em tantos países.
No 41º aniversário da Revolução de Abril, a delegação de Setúbal da URAP, a União de Sindicatos de Setúbal e os Municípios de Palmela e Setúbal unem-se no acolhimento da Tocha da Liberdade e da Paz e apelam à ampla participação dos trabalhadores, das instituições, das associações e movimentos e, em particular, dos jovens da região.
Consulte o programa:
15h00 Autoeuropa
16h15 Escola Secundária de Palmela
17h00 Sede da Associação de Reformados, Pensionistas e Idoso de Pinhal Novo