O Concelho de Palmela continua a crescer ao nível do turismo. Prosseguindo a trajetória ascendente dos últimos anos, o número de dormidas nos estabelecimentos hoteleiros do Concelho aumentou 5,9% de 2016 para 2017 (de 97.973 para 103.712 dormidas), de acordo com dados do INE – Instituto Nacional de Estatística.

Os mesmos dados revelam que também a capacidade de alojamento (em número) nos estabelecimentos hoteleiros do Concelho aumentou, na ordem dos 2,1% (de 1.765 para 1.802).

Integrado na Centralidade Arrábida, Palmela tem desenvolvido uma estratégia de estímulo à criação de produtos diversificados e de qualidade. Destacam-se as áreas da gastronomia, touring cultural e paisagístico, desporto de natureza e golfe, a par do já consagrado enoturismo, cuja oferta se tem diferenciado pelo forte investimento dos produtores na valorização da sua atividade vínica, cada vez mais integrada com a gastronomia e a animação turística.

O forte calendário de eventos culturais, desportivos e de lazer é outro dos fatores apontados para o contínuo crescimento turístico do Concelho. Iniciativas diversas, como a Feira Medieval de Palmela, o Palmela Wine Jazz, o Festival do Moscatel ou o Programa “Palmela, Experiências com Sabor!”, a par de eventos coorganizados e apoiados pelo Município, como por exemplo, o Festival Internacional de Gigantes, o Festival Queijo, Pão e Vinho, a Mostra de Vinhos de Fernando Pó, o Palmela Run, o Pinhal Novo Night Run ou a Clássica Internacional da Arrábida em Ciclismo, têm contribuído para a projeção deste território e para o sucessivo aumento da procura, permitindo reduzir a sazonalidade.

Ao mesmo tempo, o Município tem procurado captar todo o financiamento europeu disponível no âmbito do atual quadro comunitário para o desenvolvimento de projetos no setor turístico. Entre os investimentos já concretizados e em desenvolvimento estão a valorização de sítios arqueológicos, os projetos “PRARRÁBIDA – Espaços de lazer e bem-estar” Serra do Louro ao Cubo, Janela da Arrábida e Castelos e Fortalezas da Arrábida, o reforço da rede wi fi no Centro Histórico de Palmela e Serra do Louro, a criação do espaço Palmela Conquista no antigo edifício Pal e a ação Almenara, que totalizam mais de 1,7 milhões de euros de investimento.

Fonte:CMPalmela