Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) promoveu dia 30 de março, mais uma conferência integrada no ciclo “O (In) Sucesso Escolar no IPS – Refletir para Agir”, com o objetivo de mobilizar toda a comunidade académica para a reflexão e debate das questões relacionadas com o sucesso académico e com a prevenção do abandono dos estudantes.

A iniciativa contou com a presença do Prof. Doutor Pedro Lourtie, que partilhou a sua experiência noutras instituições de ensino superior, sublinhando que é necessário “perceber quais são as dificuldades que os estudantes sentem e que levam a que tenham insucesso e em função disso ter as estratégias que permitam ir ao encontro das suas dificuldades”. Numa plateia composta maioritariamente por docentes da instituição, o antigo Secretário de Estado do Ensino Superior destacou algumas medidas que podem contribuir para se alcançarem bons resultadosneste âmbito, como o acolhimento aos novos estudantes, o desenvolvimento de competências transversais, o acompanhamento tutorial dos estudantes com mais dificuldades, a avaliação dos resultados das medidas adotadas, a sua reformulação e a preocupação com a sua continuidade, numa perspetiva que atenda ao facto de que “cada estudante tem um perfil próprio e diferente”.

Numa altura em que o combate ao insucesso escolar no Ensino Superior se constitui numa prioridade da política educativa, o Presidente do IPS, Prof. Doutor Pedro Dominguinhos, referiu que esta questão “assume uma relevância estratégica na atuação do Politécnico de Setúbal”, revelando que “este ano conseguimos reduzir o abandono escolar”. De facto, têm-se multiplicado as ações de promoção do sucesso escolar dos estudantes do IPS, como a realização de seminários temáticos, a elaboração de estudos, a realização de oficinas de língua portuguesa e inglesa e o desenvolvimento das competências transversais dos estudantes, envolvendo toda a comunidade académica, mas onde os docentes têm um papel crucial “quer do ponto de vista da formação pedagógica, das metodologias de avaliação e de uma cultura para a promoção do sucesso dos estudantes”.

Para este ano estão previstas mais ações centradas “na promoção de estratégias de intervenção pedagógica, através da divulgação de diferentes experiências e maneiras de intervir a este nível, com o objetivo de melhorar o sucesso dos estudantes e prevenir o abandono”, como revelou o Pro-Presidente do IPS para a promoção do sucesso escolar, Prof. Fernando Almeida.

A próxima iniciativa decorrerá a 7 de abril subordinada ao tema “A intervenção dos Serviços de Ação Social do IPS na promoção do sucesso escolar e na prevenção do abandono”.

Partilhe esta notícia