Carnaval no concelho da Moita

 

O concelho da Moita veste-se de cor e animação entre os dias 24 e 28 de fevereiro, para receber o Carnaval, acolhendo um conjunto de iniciativas para foliões de todas as idades. No dia 24 de fevereiro, a partir das 10:00h, as principais ruas das freguesias de Alhos Vedros, Baixa da Banheira e Moita vão ser palco para os desfiles carnavalescos dos alunos do Ensino Pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico do concelho. A 26 e 28 de fevereiro, a partir das 15:00h, sai à rua o Corso de Carnaval de Alhos Vedros, este ano com o tema “A Velhinha no Parque de Diversões”. Quatro carros alegóricos, acompanhados por cerca de 450 foliões, vão encher as principais ruas da vila de Alhos Vedros de cor, alegria e fantasia. Passe por lá e deixe-se contagiar pela animação própria do Carnaval. A entrada é gratuita.

 

Ateliês nas bibliotecas municipais

 

Também as bibliotecas municipais acolhem iniciativas especialmente dedicadas ao Carnaval. No dia 24 de fevereiro, a Câmara Municipal vai dinamizar, a partir das 15:00h, na Biblioteca Municipal do Vale da Amoreira, um ateliê para que as crianças e jovens, entre os 6 e os 12 anos, façam as suas máscaras. Nesta tarde, que se prevê muito divertida, cada criança terá a oportunidade de explorar o seu imaginário e criar uma máscara de Carnaval, utilizando diferentes materiais, como caixas de cartão, papel, tecidos, entre outros.

 

Na Biblioteca Municipal da Baixa da Banheira, a Câmara Municipal convida para uma “Hora e Meia de Diversão”, no dia 25 de fevereiro, a partir das 15:30h, com uma Oficina Circense. Muita magia e alegria, com vários exercícios circenses, como cambalhotas, pinos, rodas, pontes e muitos malabarismos com bolas, lenços, fitas e muito mais é o que se propõe nesta tarde para crianças e jovens entre os 6 e os 12 anos. As inscrições, gratuitas, devem ser efetuadas através do T: 210888902 (limitadas a 20 participantes).

 

No dia 25 de fevereiro, a partir das 15:00h, a iniciativa “Sábados a Ler em Família”, na Biblioteca Municipal Bento de Jesus Caraça, na Moita, vai ser também dedicada ao Carnaval, com muitas brincadeiras para realizar em família, preparadas para crianças com idades entre os 3 e os 8 anos. A animar ainda mais esta tarde, vai estar a leitura do livro “Quem Soltou o Pum?”. Imagine um cachorrinho de estimação que se chama Pum! “Um Pum pode ser problemático na vida de uma pessoa. Quando ele é um cachorro, então aí é que ninguém segura. Vira e mexe, o Pum escapa, faz barulho e atrapalha os adultos!” Um livro divertido e inusitado, de arrancar várias risadas, tanto dos filhos como dos pais. Inscrições gratuitas até ao dia 24 de fevereiro, através do T: 210817040.