O programa de troca de seringas, suspenso desde 2012, vai ser retomado em janeiro, começando pelo distrito de Setúbal. Ainda no mês de janeiro o programa de troca de seringas será estendido ao distrito de Lisboa e, posteriormente, a todo o país.

Para marcar a retoma do programa o presidente da ANF, Paulo Cleto Duarte, e o ministro da Saúde, Paulo Macedo, visitam amanhã a partir das 16h duas farmácias da cidade de Setúbal: Farmácia Rodrigues Ferreira – Praça D. Olga Morais Sarmento 14 e a Farmácia Portugal – Avenida Jaime Cortesão 77-B.

Recorde-se que, o programa “Diz não a uma seringa em segunda mão” começou em 1993, tendo como mentora Odette Ferreira, então presidente da Comissão Nacional de Luta Contra a Sida.

Devendo durar três meses, o sucesso foi tal que só terminou em 2012, quando cessou o contrato entre a ANF e o Ministério da Saúde. Durante esse período foram recolhidas 50 milhões de seringas, das quais 33 milhões nas farmácias.

Destinado a utilizadores de drogas injetáveis, segundo uma avaliação da empresa Exigo Consultores evitou sete infeções de VIH/Sida por cada 10 toxicodependentes.

De acordo com o estudo, nos primeiros oito anos o Estado poupou entre 400 milhões e 2 mil milhões de euros em tratamentos e outros custos com os doentes evitados.

Partilhe esta notícia