Entre os dias 3 e 6 de junho há muita cultura para ver, ouvir e sentir na área metropolitana de Lisboa, através da programação do Mural 18. Os eventos decorrem, maioritariamente, uma forma presencial. Há ainda outros que têm também transmissão online, e que podem ser vistos na plataforma Mural 18 (aqui).

As diversas iniciativas terão lotação limitada de acordo com as normas e diretrizes da Direção-Geral da Saúde em vigor.

Conheça aqui a programação para esta semana

3 de junho, a partir das 14h00 (até 30 de junho)
Welcome, Rueffa 
(exposição)
Auditório Fernando Lopes, Parque Palmela, Cascais (gratuito) Exposição de rueffa, conhecida artista plástica portuguesa de Neo pop art.
Obras que retratam ícones populares, com um forte impacto visual e mensagens simples e diretas.
Organização: C.M. Cascais.

5 de junho, 21h00
Solotango, com Walter Hidalgo 
(música)
Biblioteca Municipal Ary dos Santos, Sacavém (gratuito) Espetáculo intimista com Walter Hidalgo (bandoneonista, cantor, compositor argentino) e Bruno Silva (violinista), que assinala o centenário do nascimento de Astor Piazzolla, um dos mais importantes e revolucionários compositores de tango do século XX.
O Tango, património imaterial da humanidade, é homenageado neste concerto através da música dos icónicos Carlos Gardel e Astor Piazzolla, mas também por composições originais e pela poesia do Rio de La Plata, das Milongas de Montevideu e das ruas dos subúrbios de Buenos Aires. Organização: C.M. Loures.

5 de junho, 11h00 e 16h00
Boomerang, com Dany Luftman 
(novo circo)
Parque da Paz, Feijó (gratuito)
Espetáculo de novo circo, com fusão entre números tradicionais e contemporâneos. Com a participação especial de Danny Luftman, recordista do Guinness World Records e artista do espetáculo Toruk do Cirque du Soleil.
Organização: C.M. Almada.

5 de junho, 21h30
G2 
(música)
Anfiteatro do Parque Venâncio Ribeiro da Costa, Palmela (gratuito)

Espetáculo com a Orquestra Nova de Guitarras (ONG), o Bardoada – Grupo do Sarrafo e Ana Pereira.
Criada em 2006, a ONG integra cerca de 50 músicos, maioritariamente alunos da escola de música Conservatorium, em Pinhal Novo.

O “Bardoada” – Grupo do Sarrafo tem mais de duas décadas de atividade e é parceiro da autarquia de Palmela em iniciativas de promoção e desenvolvimento cultural com a comunidade educativa e o movimento associativo local, nomeadamente, no FIG – Festival Internacional de Gigantes.

Ana Pereira toca gaita de foles, e é professora e formadora dos gaiteiros do Bardoada.
Organização: C.M. Palmela.

5 de junho, 21h00
Antes que Matem os Elefantes (excerto)– Companhia Olga Roriz 
(dança)
Arena Multiusos de Paio Pires (gratuito, com reserva prévia) Espetáculo de dança contemporânea que traz à cena a guerra civil na Síria, confrontando o público com os efeitos devastadores do conflito, que assola as populações de um território que vive em situação de emergência humana há mais de cinco anos.
É uma criação perturbadora da autoria da coreógrafa portuguesa Olga Roriz, reconhecida pelo seu percurso notável e incontornável na chamada dança-teatro.
Reservas através do email bilheteira.cultura@cm-seixal.pt e do telefone 915 635 090 (de segunda a sexta-feira, das 10 às 12 e das 14 às 17 horas).

Organização: C.M. Seixal.

6 de junho, 18h00
In’Cantate, Coro de Câmara Outros Cantos (música)
Live Streaming e Parque Ecológico e Intermodal da Venda do Pinheiro (gratuito)
Concerto com o Coro de Câmara Outros Cantos, com Manuel Morais (piano) e Maria Campos (percussão), direção de João Barros e produção da associação cultural Cultur’canto.
Espetáculo integrado no In’Cantate – Ciclo de Concertos de Primavera do Concelho de Mafra.
Organização: C.M. Mafra.

6 de junho, 19h00
Fred Martins e convidados 
(música)
Auditório Osvaldo Azinheira, Academia Almadense, Almada Fred Martins irá traçar uma panorâmica de seu trabalho autoral, incluindo composições suas gravadas por artistas como Ney Matogrosso, Maria Rita, Joana Amendoeira, Zélia Duncan e Adriana Calcanhoto.
Além das músicas consagradas, o alinhamento deste concerto incluirá algumas canções inéditas, para conhecer em primeira mão, como Colibri (de Fred Martins e Marcelo Diniz), um tema do álbum Ultramarino, lançado recentemente.
Bilhetes a 5 euros (bilheteira disponível de quarta a sábado das 14h30 às 18h00). Informações pelo email: acao_cultural@cma.m-almada.pt e telefone 212 919 342.
Organização: C.M. Almada.

6 de maio, 17h00
4/4, Quarteto 
(música)
Igreja de Santiago, Castelo de Palmela (gratuito)
Concerto com Miguel Madaleno, André Issa, Nuno Morteira e Rui Ricardo, integrado nos Ciclos de Música Santiago.
Informações suplementares através do email: cultura@cm-palmela.pt e do telefone212 336 630.
Organização: C.M. Palmela.

Conheça a programação completa aqui.

Recorde-se que, através do Mural 18, que tem uma comparticipação financeira do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional de 1,5 milhões de Euros – resultante de uma candidatura apresentada pela Área Metropolitana de Lisboa, e pelos seus 18 municípios, no âmbito do Programa Operacional Regional de Lisboa 2020 -, está a ser desenvolvida uma vasta programação cultural, que une agentes culturais, municípios e cidadãos, em defesa da comunidade artística e do nosso património cultural, imaterial e material.

A programação, que se estenderá até setembro de 2021, será materializada num conjunto de eventos em diferentes áreas artísticas, prioritariamente ao ar livre, e em espaços que valorizem o património cultural e paisagístico do nosso território.

Esta iniciativa, que acontece numa altura especialmente delicada para todo o setor cultural, resulta da vontade clara da Área Metropolitana de Lisboa e dos seus 18 municípios, de criar uma programação que sublinhe a importância da cultura na vida das comunidades, e que seja uma marca clara de apoio a quem faz da cultura a sua vida e a sua forma de subsistência.

Estamos muralizados no apoio à cultura.

Mais informações em www.aml.pt