A Área Metropolitana de Lisboa foi selecionada para implementar o projeto CLIMA.AML: Rede de Monitorização e Alerta Meteorológico Metropolitano, no âmbito do programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono, operado pela Secretaria Geral do Ambiente e da Ação Climática e financiado pelos EEA Grants 2014-2021.

O projeto CLIMA.AML tem como objetivo a criação de uma solução integrada para a monitorização meteorológica em contexto urbano. Será concretizado através de uma rede metropolitana de 18 estações meteorológicas, uma em cada um dos municípios da AML, nove micro- sensores de medição urbana, e uma plataforma online, que analisará todos os dados e informações essenciais de suporte à monitorização e avaliação dos dados meteorológicos.

Esta rede permitirá conhecer os padrões associados às alterações climáticas e os impactes nas comunidades locais, funcionando em complementaridade com a rede do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Paralelamente será também desenvolvido um conjunto de ações de comunicação e sensibilização para as alterações climáticas, junto da comunidade educativa.

A implementação do CLIMA.AML decorrerá durante cerca de 30 meses, entre janeiro de 2021, e o final do primeiro semestre de 2023 (ver aqui vídeo).

O projeto, que dá sequência ao Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas, da AML, envolverá todos os municípios da área metropolitana de Lisboa, e permitirá acumular um vasto conhecimento relativo à recolha e disponibilização de dados meteorológicos à escala local, e à evolução dos impactos e eventos resultantes das alterações climáticas, os quais, progressivamente, se têm vindo a registar com maior intensidade nesta região metropolitana.

O Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas da Área Metropolitana de Lisboa (PMAAC-AML), apresentado publicamente em dezembro de 2019, testemunha a importância e envolvimento de todos os municípios na conceção e aplicação dos princípios de ação e governança, para reduzir a vulnerabilidade e adaptar a área metropolitana de Lisboa às alterações climáticas.

Mais informações em www.aml.pt