Na quinta-feira, dia 21 de janeiro, a partir das 14h00, realiza-se, no 1º andar do centro comercial Forum Barreiro, a conferência final, de apresentação, do projeto FURBOT – Fright Urban Robotic Vehicle, conceito inovador de logística urbana com recurso a veículos ambientalmente sustentáveis e custos de operacionalização reduzidos. Este evento é aberto ao público.
Este projeto, no âmbito do 7ª programa Quadro Europeu, é desenvolvido por oito parceiros. Além dos Transportes Colectivos do Barreiro (TCB), Universidade de Génova, Universidade de Pisa, INRIA (Paris), MAZEL (Madrid), Bremach (Itália), Persico (Itália) e ZTS (Eslováquia).
Programa da Conferência de Disseminação:
14h00 – Receção aos convidados
14h15 – Abertura da Conferência pelo Presidente da CMB, Carlos Humberto de Carvalho
14h30 – O projeto FURBOT: avaliação temporal, explicação e atividade de disseminação – University of Pisa
14h50 – O projeto mecatrônico do veículo e o carregamento e descarga automático – University of Genoa
15h10 – Sistema sensorial do veículo, automação e assistência ao condutor – INRIA
15h30 – Coffee-Break
15h50 – Carroçarias de veículos, componentes e montagem – Bremach/PERSICO/University of Genoa
16h10 – As caixas FURBOT – ZTS
16h30 – O sistema de entrega de mercadorias FURBOT e modos de funcionamento: resultados da simulação – University of Pisa
16h50 – Os testes ao veículo realizados no Barreiro – TCB
17h10 – Conclusões finais – Membro do Gabinete do Comissário Europeu
17h30 – Encerramento da Conferência, pelo Vereador Rui Lopo
Até 22 de janeiro, pelas 9h30, nas instalações dos TCB, realizam-se demonstrações da utilização do veículo, igualmente abertas à população. O Veículo é carregado com material, fazendo, diariamente, o trajeto, entre os TCB e o Forum Barreiro.
Totalmente eletrizado, silencioso e adaptado ao transporte de mercadorias de baixo volume nos grandes centros urbanos, o FURBOT permite reduzir vários efeitos nocivos à qualidade de vida dos cidadãos: promove a diminuição do congestionamento de trânsito, a emissão de partículas e gases para a atmosfera, assim como a produção de ruído, permitindo as distribuições noturnas.