O projeto LIFE Biodiscoveries, que decorre na Mata da Machada desde 2014, e que tem sido um sucesso a todos os níveis, recebeu a visita de vários projetos deste âmbito nacionais e internacionais, integrado no evento de encerramento do Projeto LIFE de Capacitação Nacional.
A forma como este projeto tem sido implementado, tem servido de exemplo não só em Portugal, como no estrangeiro, sobre técnicas de controlo de espécies invasoras e voluntariado.
Nesta visita, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer os resultados obtidos através do Biodiscoveries e as técnicas de engenharia natural utilizadas para a recuperação da Ribeira do Zebro.
O vereador da Sustentabilidade Ambiental e Eficiência Energética, Bruno Vitorino, lembra que este projeto conta até ao momento com a participação de cerca de 6 mil voluntários, em que o seu trabalho permitiu que as espécies autóctones sobrevivam e vinguem, protegendo a biodiversidade da mata da Machada e Sapal do Coina.
“O sucesso do combate às espécies invasores, não pode ser dissociado da importância da equipa técnica e da motivação dos voluntários, através de ações de recuperação como plantações de espécies autóctones e engenharia natural”, destaca.
Bruno Vitorino explicou que esta iniciativa permitiu refletir sobre a problemática das espécies invasoras, mas também da gestão de um projecto LIFE e de como integração de voluntários. “De facto, é crucial a disseminação de resultados e a troca de experiências”.
Nesta ação, os participantes puderam ainda efetuar algum trabalho no terreno, nomeadamente no descasque de mimosas, tendo aproveitado também para semear bolotas durante o percurso.
Fonte:CMBarreiro