A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu hoje um aviso à população devido à previsão de tempo frio e seco, com “temperaturas mínimas abaixo do normal para a época”.
Face às previsões meteorológicas, a ANPC alerta para a possibilidade de piso rodoviário escorregadio devido à formação de geada, em especial nas regiões do interior e visibilidade reduzida em zonas de nevoeiro, intoxicações por inalação de gases e incêndios em habitações.
A Proteção Civil diz também que é necessário ter “especial atenção aos grupos populacionais mais vulneráveis, crianças, idosos e pessoas portadoras de patologias crónicas e população sem-abrigo”.
A Autoridade Nacional de Proteção Civil recomenda igualmente especial atenção aos aquecimentos com combustão, como braseiras e lareiras, uma adequada ventilação das habitações e a não utilização de dispositivos de aquecimento durante o sono.
Entre as medidas preventivas a adotar pela população devido ao tempo frio, a ANPC refere ainda que se deve ter “atenção à condução em locais onde se forme gelo na estrada, adotando uma condução defensiva”.
Na nota, a ANPC apela a uma “especial atenção por parte das famílias e vizinhos, e das redes sociais de proximidade, com as situações de pessoas idosas ou em condição de maior isolamento”.