A extensão do Centro de Saúde de Santo Isidro de Pegões (concelho do Montijo) reabriu portas ontem, 20 de janeiro. A informação foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, na reunião pública do executivo municipal, realizada, igualmente, no dia 20 de janeiro.

Desde a primeira hora, que a Câmara Municipal do Montijo manifestou a sua oposição a este encerramento, efetuando diversas diligências para reverter esta situação, incluindo uma reunião com o atual ministro da Saúde.

“Na audiência solicitada ao ministro da Saúde manifestámos a nossa total oposição ao encerramento da unidade de saúde de Santo Isidro de Pegões. O Governo mostrou interesse pelo problema e, em cooperação com a Câmara Municipal do Montijo e a União das Freguesias de Pegões, conseguiu reabrir este serviço de saúde de proximidade”, esclareceu Nuno Canta.

Para o autarca, “ a reabertura da extensão de saúde, fruto do empenho da câmara e do Governo, traduz uma melhoria do serviço público em Pegões, a dignificação dos utentes e da cidadania”. Com esta reabertura “o acesso aos cuidados de saúde está garantido”, acrescentou.

Na declaração apresentada, o presidente da Câmara Municipal do Montijo recordou, ainda, que “a extensão do Centro de Saúde de Santo Isidro de Pegões foi teimosamente encerrada durante o mês de outubro de 2015, por decisão do anterior Governo do PSD e CDS-PP, através da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e do Agrupamento de Centros de Saúde do Arco Ribeirinho, contra os interesses das populações e do Montijo”.

A extensão do Centro de Saúde de Santo Isidro de Pegões fica localizada na zona este do concelho do Montijo, na União das Freguesias de Pegões. A localidade de Santo Isidro de Pegões dista cerca de 30 quilómetros da sede do concelho, apresentando características rurais e uma população predominantemente idosa.

Partilhe esta notícia