O Posto Avançado de Colheita de Sangue, a funcionar na Casa do Povo de Alcochete, vai proceder à recolha de sangue no próximo dia 3 de agosto, entre as 15h00 e as 19h30. Junto deste serviço poderá ainda registar-se como dador de medula óssea.

Este Posto resulta de um acordo de colaboração entre o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, a Câmara Municipal de Alcochete e a direção da Casa do Povo.

Para ser dador de sangue precisa de ter pelo menos 50kg de peso, idade igual ou superior a 18 anos e ser saudável e o dador tem direito por lei a ausentar-se da sua atividade profissional para dar sangue.

De acordo com o Estatuto do Dador de Sangue, “é dever cívico de todo o cidadão saudável contribuir para a satisfação das necessidades de sangue da comunidade, nomeadamente através da dádiva”.

Para além dos deveres, o dador de sangue tem direitos, entre os quais acesso à isenção de pagamento das taxas moderadoras no acesso às prestações do Serviço Nacional de Saúde e a livre visita a doentes internados nos estabelecimentos hospitalares do SNS.

Para o ano em curso estão ainda programadas mais duas colheitas de sangue em Alcochete, nos dias 5 de outubro e 7 de dezembro.

Partilhe esta notícia