Na próxima Reserva o Sábado, de 1 de fevereiro, pelas 9h30, junte-se ao Centro de Educação Ambiental da Mata da Machada e Sapal do Coina que, em colaboração com o Espaço Memória desta autarquia, promoverá um passeio pela margem desta zona húmida, à descoberta do Sapal: História e Biodiversidade.
O Sapal do Coina tem uma riqueza inquestionável. São as aves como o fuselo que, nesta altura do ano, na sua rota migratória, aqui param para se preparar para a longa viagem que têm pela frente. Outras, como a águia-pesqueira, que fugindo ao frio do norte da Europa, aqui passam o inverno. É nas suas lamas que observamos o charroco em busca de alimento, ou plantas típicas como a morraça, a gramata ou a alga bodelha.
É nesta fusão de habitats de água doce e água salgada junto a uma zona floresta, que também as gentes se foram fixando ao longo dos tempos, marcando as margens do Sapal com atividades e história.
Trata-se de uma atividade gratuita, no entanto carece de inscrição prévia através da Linha Verde (gratuita) 800 912 070.