No âmbito da iniciativa “Rota Eco-Escolas”, o presidente da Câmara Municipal da Moita, Rui Garcia, vai receber, no dia 1 de junho, pelas 11:30h, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, das mãos dos alunos das escolas participantes, um pergaminho com várias sugestões e compromissos sobre a mobilidade sustentável.

A Rota “Eco-Escolas”, coordenada pela ABAE – Associação Bandeira Azul Europa – Programa Eco-Escolas, integra-se no tema mobilidade sustentável  e visa alertar a comunidade escolar para a importância de uma mobilidade mais segura, eficiente e inclusiva,  através do envolvimento das crianças e jovens, professores, assistentes e auxiliares, encarregados de educação e municípios. Com a comemoração dos 20 anos do Eco-Escolas em Portugal, a Rota Eco-Escolas transformou-se na “Rota dos 20″, tendo como ambição chegar a todas e a cada uma das Eco-Escolas em Portugal.

A “Rota dos 20″  coloca o enfoque na mobilidade sustentável e na participação ativa das crianças e jovens na procura e proposta de soluções. Os testemunhos, onde serão registadas opiniões e sugestões, percorrerão as escolas dos municípios participantes que serão responsáveis por passar esses testemunhos, da forma mais sustentável que conseguirem, ao próximo município que, neste caso, será ao Município de Santiago do Cacém. De referir que o Município da Moira recebeu o testemunho do Município de Setúbal no dia 18 de maio.

No concelho da Moita, estão já envolvidas neste projeto de sensibilização ambiental oito escolas: EB1 Penteado, EB1 Moita (JI no Palheirão), EB1 Moita Nº2, D. Pedro II, Secundária da Moita, EB 2,3 José Afonso, EB 2,3 Mouzinho da Silveira e Secundária da Baixa da Banheira.