No último dia do Roteiro do Lavradio, 13 de novembro, o Presidente da Câmara Municipal do Barreiro, Carlos Humberto de Carvalho, destacou, no encontro com a Comunicação Social, a “simpatia com que as pessoas e as instituições nos receberam”. Recorde-se que, o Roteiro do Lavradio, que decorreu de 9 a 13 de novembro, incluiu visitas e reuniões com os responsáveis de coletividades e instituições e contactos com o comércio local, no sentido de conversar com os agentes sociais, culturais e económicos e com a população, ouvir e recolher contributos.

 

“Este é mais um instrumento que utilizamos para estar próximo dos cidadãos, para explicarmos os caminhos que fazemos”, referiu o Autarca.

Lembrando os temas abordados nos contactos feitos, durante a semana, no Roteiro, Carlos Humberto de Carvalho salientou que, na Freguesia do Lavradio, foram efetuadas obras de requalificação, em conjunto com a União das Freguesias e a Associação de Pais, nas três escolas do 1º ciclo, estando ainda programada, com recurso a fundos comunitários, a ampliação da Escola Básica dos Fidalguinhos.

O Autarca lembrou ainda as obras efetuadas na Avenida das Nacionalizações, que incluíram, entre outros aspetos, a repavimentação e a construção das rotundas, e os trabalhos de repavimentação da Avenida JJ Fernandes e Rua Estêvão Amarante. “Vamos continuar as repavimentações em 2016 e estão incluídas mais ruas do Lavradio”, salientou Carlos Humberto de Carvalho.

Por fim, no encontro com a Comunicação Social, o edil agradeceu à população e às instituições a forma como os eleitos foram recebidos no Lavradio.

Ana Porfírio, Presidente da União das Freguesias do Barreiro e Lavradio, salientou também a “forma afável”, com que foram recebidos, considerando “positiva” esta descentralização pelas oito freguesias, que possibilita aos eleitos “o contacto direto com os problemas e com as potencialidades”.

Recorde-se que, incluídas no programa do Roteiro, no dia 12 de novembro, decorreram as Opções Participadas com a População, na Sociedade Filarmónica Agrícola Lavradiense. Repavimentações, Plano de Atividades e Orçamento para 2016, questões relacionadas com Higiene Urbana foram alguns dos assuntos abordados nesta reunião com a população. O Executivo Municipal aproveitou para informar os munícipes sobre a possibilidade de requalificação da Rua Cárcamo Lobo. Está previsto a Águas de Lisboa e Vale do Tejo (ex-SIMARSUL) intervir na estação elevatória, sendo que, após esta intervenção ao nível dos coletores, será possível à Autarquia resolver os problemas de saneamento que se verificam no local. No conjunto de melhorias do arruamento está ainda incluída a pavimentação da rua.

Os eleitos disponibilizaram-se para reunir com os munícipes em determinados locais onde foram assinalados problemas no sentido de, em conjunto, encontrar soluções.

Os roteiros pelas Freguesias são promovidos no âmbito do Projeto Municipal de Participação, Democracia, Cidadania e Comunicação. O próximo será em janeiro de 2016.