Bem-vindo ao DISTRITONLINE - Informação Regional
Setúbal
Clube Recreativo Palhavã volta aos palcos
Distrito
Linha Palmela-Ribatejo em consulta pública
Alcácer do Sal
Museu Etnográfico do Torrão reabre ao público



Nuno Cavaco
A Europa que queremos!
Hugo Cruz
Da Marinha Grande ao Imposto Europeu
Pedro Nunes
O Portugal dos Pequeninos
Henrique Ferreira
Infelizmente … aconteceu mais uma vez
António Caracol
Como é a nossa cidade. Como deveria de ser.

Setúbal
   
  Tradição do Carnaval está a ser retomada - Diversos


Clique na imagem para ver o tamanho real da imagem
O empresário Loureiro, conhecido por "O Bigodes", é o rei do Carnaval de Setúbal 2005, que conta com dois corsos carnavalescos, nos dias 6 e 8, às 15h00, na Avenida Luísa Todi, e desfiles com crianças e jovens.

   
 


"Retomar a tradição do Carnaval e ajudar a dinâmica das colectividades" são os objectivos, num ano em que a Câmara Municipal se assume como entidade organizadora, enquanto em 2004 foi apenas parceira.

O apoio da autarquia vai rondar os 50 mil euros, verba que decorre da promoção - através de materiais como faixas, outdoors e cartazes - da logística e do pagamento de horas extraordinárias.

As juntas de freguesia do Concelho, que fazem parte da comissão organizadora do Carnaval, "abriram contas correntes em lojas que fornecem os materiais" para a construção dos 16 carros alegóricos que desfilam no corso carnavalesco, segundo divulgou a Câmara.

Cerca de três dezenas de colectividades e associações integram os carros alegóricos que, de acordo com o regulamento, devem ter, como dimensões, um mínimo de sete metros e um máximo de 12.

As freguesias do Sado, S. Lourenço, Santa Maria e Gâmbia, Pontes e Alto da Guerra apresentam um carro alegórico cada. Já a de S. Simão é representada por dois, as de S. Julião e da Anunciada por três e a de S. Sebastião por quatro.

Estima-se que os desfiles de 6 e 8 de Fevereiro registem um total de 1.700 pessoas.
No recinto estarão 14 bilheteiras e 12 portas de acesso.

O corso percorre a Avenida Luísa Todi, entre o Regimento de Infantaria 11, passando pelo Governo Civil e o Pingo Doce, retomando o local de partida.

As entradas custam 2,5 euros, o mesmo preço do ano passado, e são gratuitas até aos 11 anos, destinando-se a verba angariada a ser dividida pelas colectividades envolvidas.

O Carnaval de Setúbal foi retomado em 2004, após duas décadas de interregno, e "está a melhorar", assegurou a vereadora responsável pelo pelouro da Cultura, Maria das Dores. "A divulgação foi melhorada. No ano passado, o Carnaval não estava contemplado no plano de actividades", referiu, louvando o trabalho do movimento associativo.

"Temos um movimento associativo muito unido e isso vale mais do que muitos carnavais", afirmou.

Além dos corsos carnavalescos a realizar nos dias 6 e 8, a partir das 15h00, vão ser dinamizados três desfiles, no dia 4, pelas escolas do Concelho.

A partir das 10h00, cerca de cinco mil crianças das escolas do 1.º ciclo do ensino básico e dos jardins-de-infância participam no desfile na Avenida Luísa Todi.

Maria das Dores mostrou-se satisfeita com o elevado número de participantes em relação aos 1.500 do ano passado.

Paralelamente, decorrem mais duas iniciativas. Uma no Parque Verde da Bela Vista, com animação das escolas e instituições daquele bairro, promovida pelo "Projecto Integrado da Bela Vista... Um território em movimento" e a outra na área do Monte Belo, com as crianças, cerca de duas mil, do Agrupamento Vertical de Escolas Luísa Todi.

Da comissão organizadora fazem parte, além da Autarquia e das juntas de freguesia, o Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara Municipal de Setúbal, o YMCA, o NDC da Cooperativa de Manteigadas, o Grupo Desportivo "O Independente", a CHE Setúbal, o Clube Desportivo e Recreativo Águias de S. Gabriel e a Sociedade Filarmónica Perpétua Azeitonense.

Foto: DR

16:30


 

2005-01-27
   

  

  
   
 

COMENTÁRIOS

Tolentino Sardo
Carnaval de Setubal 2005

O Carnaval em Setúbal é uma iniciativa do movimento associativo, é feito pelo movimento associativo, é para o movimento associativo, para a população de Setúbal em geral e para quem nos queira visitar.
Sabemos que os politicos têm sede de portagonismo, isto é, quem se assume como entidade organizadora não é mais do que tentar colher antes do tempo os frutos das árvores que só agora estão a ser plantados.
Fala-se de um apoio da autarquia de 50 mil euros, fazendo as contas na moeda antiga, são 10 mil contos, fazem-me rir estas afirmações, quanto mais que o movimento associativo ainda não viu dinheiro nenhum nem nada que justifique tal valor.
As afirmações da noticia em questão só desmotiva quem trabalha com amor, enfrenta todo o género de dificuldades para levar ao desfile alegórico o melhor que pode, tendo que por do seu bolso e socorrer-se dos amigos, para fazer face ás despesas.
Lamento tanto Oportunismo.

Ass: Tolentino Sardo
2005-01-28


 

FALTA LAYOUT PARA IMPRESSÃO







 © Copyright Distritonline
Avisos Legais