O Concelho do Seixal assinala nos dias 12, 13 e 15 de novembro, o Dia Mundial da Diabetes, que se comemora a 14 de novembro, com um programa que inclui uma palestra sobre nefropatia diabética com o objetivo de informar e consciencializar a população para os benefícios da alimentação saudável e da atividade física na prevenção e controlo da doença.

A nefropatia diabética é uma patologia do rim provocada pela diabetes que atinge cerca de 30 a 40 por cento dos diabéticos de tipo 1 e entre 10 a 20 por cento dos diabéticos de tipo 2.

A diabetes é uma doença crónica que atinge 8,3 por cento da população mundial. Em Portugal, a prevalência de diabetes em 2012 era de 12,9 por cento da população, com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos, atingindo ambos os sexos.

As iniciativas são organizadas pela Descoberta para Viver – Associação de Grupos de Entreajuda dos Diabéticos do Concelho do Seixal e pela Câmara Municipal do Seixal.

 

Programa

12 de novembro, quarta-feira

10h

Workshop sobre Alimentação Saudável para Diabéticos

Promovido pelo chefe Fábio Bernardino, da Travel & Flavours

Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal

 

13 de novembro, quinta-feira

10h

Atividade desportiva – dança

Promovida pela União de Técnicos de Saúde

Quinta dos Franceses

Caminhada

Frente Ribeirinha do Seixal/Arrentela/Seixal

Nota: Caso as condições atmosféricas não permitam a realização das atividades no exterior, a atividade desportiva decorrerá na Sociedade Filarmónica Democrática Timbre Seixalense

 

Dia 15 de novembro, sábado

10h

Palestra sobre Nefropatia Diabética

Com a participação dos médicos Vaz de Sousa e Ricardo Marques

Associação Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos do Seixal

Partilhe esta notícia