Com o objetivo de sensibilizar as crianças para a poupança da água, a Câmara Municipal do Barreiro, através da Divisão de Águas e Saneamento, iniciou, no dia 15 de novembro, uma ação de sensibilização, com a apresentação “A Água da Torneira é à Maneira”, na Escola Básica Professora Manuela Fonseca.

Esta iniciativa irá percorrer todas as escolas básicas do 1º Ciclo do Concelho, com a apresentação de uma “aula” por estabelecimento de ensino (para 3º e 4º anos).

Na ocasião, o Vereador Carlos Guerreiro, responsável pela área das Águas e Saneamento, salientou a importância desta iniciativa, uma vez, que o tema da boa gestão dos Recursos Hídricos encontra-se no âmbito do atual tema da sustentabilidade ambiental, que marca a agenda da política nacional e internacional, frisando que este tema tem de estar no centro das boas políticas públicas que pautam a gestão de médio/longo prazo do Concelho.

O Vereador, no decorrer da iniciativa, lançou um desafio aos alunos, no sentido “que possam transmitir aos seus pais esta importante mensagem relativa à poupança da água”.

A turma do 4º B recebeu a primeira “aula” conduzida pelo chefe da Divisão, Rui Teixeira, que começou por referir a boa qualidade da água potável consumida no Barreiro.

Demonstrou o ciclo urbano da água, desde a sua captação, passando pelo seu tratamento, até à sua devolução ao meio hídrico.  Através da frase “Poupar hoje para ter amanhã”, Rui Teixeira sensibilizou a turma para a poupança deste recurso natural e para o consumo da água de abastecimento pela rede pública.

No final da ação, foi pedido aos alunos para fazerem, em casa junto das suas famílias, o seguinte exercício: observar como cada um utiliza a água, identificar os desperdícios, calcular os desperdícios mensais e, por último, dar sugestões de poupança.