A velejadora olímpica Joana Pratas é madrinha da 12.ª edição da Assembleia Municipal de Jovens (AMJ), projeto de promoção da cidadania dirigido às escolas do concelho de Sesimbra, promovido pela Assembleia Municipal de Sesimbra.

«Sendo o tema deste ano O Mar de Sesimbra na Europa e no Mundo, era importante familiarizar os jovens com as várias dimensões relacionadas com o mar, incluindo a desportiva, e por isso pareceu-nos que a escolha de Joana Pratas, tal como todo o programa de visita, enquadram-se neste objetivo», sublinhou Odete Graça, presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra, durante a eleição da Mesa da Assembleia, que este ano decorreu no Comité Olímpico Nacional, e que para além de Joana Pratas contou com a presença do presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, e dos velejadores olímpicos Carlos Ribeiro Ferreira e Álvaro Marinho, que partilharam as suas experiências no maior evento desportivo do mundo.

Inês Mendes, aluna da Escola Básica 2,3/S Michel Giacometti, foi eleita presidente da Mesa da 12ª Assembleia Municipal de Jovens. Do órgão fazem ainda parte Simão Amigo, do Agrupamento de Escolas de Sampaio, e João Vidal, da Escola Básica 2,3 de Sesimbra, Navegador Rodrigues Soromenho, escolhidos pelos alunos para 1º e 2º secretário, respetivamente.

Antes da votação para escolha dos representantes, os alunos visitaram o Porto de Setúbal, a Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, onde ficaram a par das competências destas entidades e importância das várias vertentes associadas à economia do mar.

Foi assim um dia bastante preenchido com experiências muito úteis para a elaboração das suas propostas das várias bancadas, que serão apresentadas e discutidas na Assembleia Municipal de Jovens, no dia 9 de maio, na Escola Básica de Sampaio.

Até lá, e à semelhança dos anos anteriores, o projeto vai proporcionar aos alunos o acompanhamento do trabalho desenvolvido pelos autarcas locais, no âmbito da iniciativa Eleito Por Um Dia, outra atividade enriquecedora para os participantes.

Em 2015 participam na Assembleia Municipal de Jovens o Agrupamento de Escolas de Sampaio, a Escola Básica 2,3 de Sesimbra, Navegador Rodrigues Soromenho, a Escola Básica Integrada da Boa Água, a Escola Básica Integrada da Quinta do Conde e a Escola Básica 2,3/S Michel Giacometti, da Quinta do Conde.

Em doze anos de existência, a Assembleia Municipal de Jovens envolveu mais de 700 alunos e dezenas de professores de vários estabelecimentos de ensino do concelho de Sesimbra.