Ao investimento na construção de espaços e disponibilização de equipamentos, junta-se um vasto conjunto de recursos humanos que, diariamente, prestam um trabalho essencial para o desenvolvimento e inclusão de jovens com necessidades específicas. Um dos exemplos é o Centro de Apoio à Aprendizagem da Escola Básica de Sesimbra, que este ano conta com um Sistema de Transferência de Teto, adquirido pela autarquia, e que é, atualmente, o único existente em escolas públicas do país.

 

Este equipamento permite transportar os alunos por toda a sala, através de um dispositivo de transição, desde os sanitários ao jacuzzi, passando pelas áreas dedicadas ao desenvolvimento motor, cognitivo e sensorial. Antes, os jovens eram transportados pelas assistentes operacionais que, graças à introdução deste elevador, têm agora uma maior disponibilidade para trabalhar as diversas esferas de atividade com os mesmos. Segundo Eliana Costinha, professora especializada em educação especial, a desempenhar funções no Centro de Apoio à Aprendizagem, este sistema «é fundamental para explorar melhor os recursos da sala, o que se reflete no desenvolvimento global dos alunos».

 

Para além das professoras e das assistentes operacionais que prestam este serviço neste e nos restantes Centros de Apoio à Aprendizagem, os alunos são apoiados por uma equipa multidisciplinar, composta por técnicos do Centro de Recursos para a Inclusão da Cercizimbra, nas áreas da psicologia, terapia da fala, fisioterapia e psicomotricidade, área onde também está incluída a hidroterapia, apoiada pela Câmara Municipal, que garante o transporte dos alunos e a utilização da Piscina de Sesimbra.

 

Veja o vídeo em: https://youtu.be/o61JVAmboqY?rel=0

 

Fonte:CMSesimbra

Partilhe esta notícia