A Câmara Municipal de Setúbal aprovou ontem, em reunião pública ordinária, uma moção evocativa dos valores associados à Carta das Nações Unidas, nomeadamente de prossecução da paz e de desenvolvimento dos povos.

A moção, apresentada pela vereação do PS e aprovada por unanimidade, recorda que o Dia das Nações Unidas, 24 de outubro, foi instituído em 1947 como forma de assinalar a entrada em vigor da carta que rege aquela organização mundial.

O texto da moção sublinha que a evocação do Dia das Nações Unidas ajuda a “divulgar e a difundir pelos povos do mundo os valores, os princípios, os objetivos e as conquistas da ONU, que se assumem hoje como padrões normativos de referência no direito internacional”.

A celebração dos princípios orientadores da ONU, organização que, dos 51 países inicialmente aderentes, conta agora com 193 Estados-Membro, salienta a moção, é uma “forma de continuar a obter apoio para o cumprimento da sua missão e para a prossecução dos seus desígnios e refletir sobre o que podemos fazer para melhorar a nossa visão de um mundo melhor”.

O texto aprovado pela Câmara Municipal de Setúbal realça que “há muito a fazer para alcançar e cumprir, na íntegra, a visão plasmada na Carta das Nações Unidas, que nos convoca, precisamente, para perpetuar, por meio de ações concretas, o ideal que esteve na sua génese, de um futuro melhor para toda a Humanidade, juntos e unidos pela paz, pelo desenvolvimento e pelos direitos humanos de todos os povos”.

Partilhe esta notícia