r
O Sindicato Nacional dos Quadros e Técnicos Bancários (SNQTB), o maior sindicato português em número de trabalhadores no activo com quase 52 mil beneficiários, vai ter uma nova delegação no centro de Setúbal. A inauguração realiza-se no próximo dia 27, às 16h30, com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e do Presidente do SNQTB, Paulo Gonçalves Marcos.
A nova delegação situa-se nos números 146-148 da Avenida 5 de Outubro, num emblemático edifício desde sempre associado ao universo bancário e sindical em plena cidade de Setúbal. Representando Quadros e Técnicos Bancários, o sindicato vai investir neste distrito, onde já é um importante parceiro através da sua ação sindical com cerca de 1.500 associados, dos seus serviços de assistência médica ou social (SAMS Quadros) abrangendo perto de 5.000 beneficiários e através das suas atividades culturais, recreativas e desportivas.
Nelson Santos é o coordenador da delegação, que vai disponibilizar um conjunto de serviços em diversas áreas, como sindicalismo, saúde (SAMS Quadros), reforma (Fundo de pensões e PPR’s), seguros, ações sociais e de lazer aos associados da região. O espaço, em open space, tem capacidade para atender mais de três dezenas de sócios em simultâneo, em condições de grande conforto e segurança. Irá também assegurar maior proximidade com as entidades locais, através da criação de parcerias e projetos comuns.
«Enquanto outros se retiram, o SNQTB vai redobrar a sua aposta neste distrito, marcado pela praga do encerramento de balcões e de estruturas de decisão bancárias», afirma Paulo Gonçalves Marcos. «Estamos num ciclo de grande dinamismo e de aproximação aos quadros e técnicos da banca e Setúbal não é exceção. A nossa missão é servir e dignificar estes profissionais e para isso é necessário estar próximo deles e conhecer os seus problemas e necessidades para encontrar as melhores soluções. Esta é a nossa visão do sindicalismo moderno e interventivo, pelo qual nos batemos todos os dias».
Criado em 1983, SNQTB está presente em todo o território nacional, contando com delegações em Aveiro, Braga, Coimbra, Covilhã, Faro, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém e Viseu e também na Região Autónoma da Madeira (Funchal) e dos Açores (Ponta Delgada). É membro fundador e preside à União dos Sindicatos Independentes (USI), terceira maior confederação sindical portuguesa, preside à Federação dos Sindicatos Independentes da Banca (FESIBA/FSIB), e é vice-presidente das federações sectoriais europeias federadas na Confederação Europeia de Quadros (CEC), estrutura parceira social europeia com mais de 1.000.000 membros.