Dando continuidade ao contacto permanente dos parlamentares socialistas com as instituições e forças vivas do distrito de Setúbal, no âmbito do roteiro “Manter a proximidade, em segurança”, os Deputados do Partido Socialista eleitos pelo círculo eleitoral de Setúbal, Eurídice Pereira, Maria Antónia Almeida Santos, Filipe Pacheco, André Pinotes Batista, Sofia Araújo, Fernando José, Clarisse Campos e Ivan Gonçalves e pelo círculo eleitoral de Beja, Pedro do Carmo e Telma Guerreiro, reuniram hoje, de forma digital, com o Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA),  composto por Catarina Filipe(Presidente), Pedro Ruas(vogal), José Sousa e Costa(diretor clinico-área hospitalar) e José Chora(enfermeiro diretor).

A reunião contou, também, com a presença dos Presidentes das Câmaras Municipais de Sines, Nuno Mascarenhas e de Odemira, José Alberto Guerreiro, bem como dos representantes das estruturas do PS dos concelhos abrangidos por esta unidade de saúde, Rui Damião (Alcácer do Sal), José Baião(Grândola), João Teixeira (Santiago do Cacém) e Carlos Salvador(Sines).

Na agenda da reunião esteve a resposta à pandemia, a análise do processo de vacinação contra a COVID-19 e a abordagem das respostas da ULSLA, em toda a sua esfera de competências.

O processo de vacinação teve início no final de dezembro de 2020. Até à data, já foram vacinados profissionais de saúde da ULSLA, utentes/residentes das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) e Estruturas Residenciais, Bombeiros, pessoas com mais de 80 anos e utentes com mais de 50 anos, com comorbilidades (conforme consta do Plano de Vacinação), dos cinco concelhos da sua área de influência.

Da reunião salienta-se, igualmente, o Programa de Investimentos da ULSLA 2021/2025, que consta de um pacote financeiro de cerca de 30 milhões de euros, com recurso a diferentes fontes de financiamento (Alentejo 2020/ PRR/ Ministério da Saúde/ fundos próprios).

São diversas e relevantes as intervenções no Hospital do Litoral Alentejano, nomeadamente, a Expansão da Unidade de Cuidados Intensivos (em conclusão), a Nova Farmácia (em curso), a Nova Lavandaria (a iniciar na próxima semana), o Heliporto (adjudicado), a Reformulação da iluminação para meios mais eficientes (adjudicado) e a Instalação de carregadores para carros elétricos (adjudicado).

Neste pacote estão, ainda, em preparação, a Pavimentação do estacionamento, com alargamento de lugares, a Reformulação da cozinha e do Bloco Operatório, a Expansão da área da consulta externa e o Novo Hospital de Dia.

No que respeita aos Cuidados de Saúde Primários, estão previstos o Novo Serviço de Urgência Básica de Odemira, o Novo Centro de Saúde de Santiago do Cacém, os Novos Polos de Saúde em Vila Nova de Milfontes, Melides, Abela e Azinheira dos Barros, a Requalificação dos Centros de Saúde de Alcácer do Sal, Grândola e Odemira e a Requalificação dos Polos de Saúde de Vila Nova de Santo André, Ermidas do Sado, Cercal do Alentejo, Saboia, São Luís e São Martinho das Amoreiras.

Todas estas obras são fundamentais para a melhoria da prestação de cuidados de saúde à população de todo o território do Litoral Alentejano.

​ 

São Bento, 17 de fevereiro de 2021