A melhor judoca portuguesa de sempre, natural de Almada, perdeu esta tarde o combate contra a japonesa Nae Udaka, levando para casa o quarto título de vice-campeã do mundo de judo.
O combate foi muito equilibrado e Telma Monteiro só foi derrotada “no ponto de ouro”, durante o qual a judoca foi sancionada pelo árbitro, após um empate no tempo regulamentar. Foi a segunda vez que a almadense defrontou a japonesa, 13ª no ranking mundial, depois de se terem encontrado em 2009, na final do Grand Slam do Rio de Janeiro, que terminou com a vitória da atleta do Benfica.
Nesta sua participação no mundial de judo, que decorre em Cheliabinsk, na Rússia, Telma Monteiro deixou para trás a norte-americana Marti Malloy, número três do ranking mundial e medalha de bronze em Londres, desforrando-se assim da prematura eliminação nos Jogos Olímpicos de Londres’ 2012.
Nas meias-finais, a almadense, que ocupa atualmente o 11º lugar no ranking mundial, derrotou Sumiya Sorjsuren, da Mongólia, vencendo-a a menos de um minuto do fim com um ippon.
Esta é a quinta medalha que Telma Monteiro conquista nos Mundiais, uma vez que além das quatro medalhas de prata (2007, 2009, 2010, 2014), já havia conquistado uma medalha de bronze em 2005.