De 23 de maio a 2 de junho o Alegro Setúbal recebe a exposição “Dizem que é Américo”, uma mostra dos trabalhos do fotógrafo setubalense Américo Ribeiro.

 

Américo Ribeiro, fotógrafo que nasceu e viveu em Setúbal de 1906 a 1992, dedicou a sua vida ao registo do quotidiano da cidade, mas é no século XXI que o seu trabalho fica mais próximo da população, do país e do mundo, através de uma outra arte, o graffiti.

 

Em 2014, Sérgio Odeith, writer português, em resposta ao desafio lançado pelo Alegro Setúbal no âmbito do projeto de arte urbana “Arte em Toda a Parte”, que antecedeu a sua inauguração, escolheu uma das fotografias de Américo Ribeiro para retratar num mural de 20 metros.

 

O mural, pintado no auditório municipal José Afonso e conhecido como “O Rapaz dos Pássaros”, correu mundo e foi reconhecido pelo movimento “I Support Sreet Art” como um dos melhores murais do mundo.

 

Agora o Centro Comercial Alegro Setúbal acolhe uma exposição dos trabalhos menos conhecidos de Américo Ribeiro, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, no ano em que se celebra o seu 110º aniversário do seu nascimento.

 

“Dizem que é Américo! Um Fotógrafo | Outras Imagens | Novos Olhares” revela uma seleção de imagens invulgares e que espelham realidades sociais e urbanas já desaparecidas ou profundamente alteradas no quotidiano de Setúbal.

 

O projeto “Arte em Toda a Parte” foi também distinguido com um prémio de prata em 2015 nos Solal Maketing Awards, atribuídos pelo International Coouncil of Shopping Centers (ICSC), organização que distingue o que de melhor se faz no mercado de retalho a nível internacional, na categoria de Brand Awareness & (Re)Positioning.

Partilhe esta notícia