Com o nosso projeto ” We Want Happy Childrens”, conseguimos através da NATO Charity Bazaar, angariar verbas para adquirir uma máquina que faz a medição da Hemoglobina A1c e respectivos testes de uma forma muito mais confortável e menos evasiva para as nossas crianças.
Hoje no IX Encontro da Diabetes e a Escola foi formalizado o empréstimo deste equipamento ao Serviço da Diabetes Pediatra do Centro Hospitalar Barreiro Montijo. Conseguimos atingir mais um objetivo, juntos conseguimos e estamos convictos que com este nosso gesto vamos fazer muitas crianças felizes bem como os seus pais. Vamos mudar mentalidades e contem connosco.
Um bem haja a todos os que proporcionaram e fizeram com que este momento fosse uma realidade já à muito desejada!
Com um sorriso conseguimos.
Acerca do teste da Hemoglobina A1C é um dos instrumentos mais importantes para avaliar o controle glicémico da pessoa com diabetes e, também, para confirmar o diagnóstico de diabetes ou de pré-diabetes, denominação dada a uma condição clínica muito próxima do diabetes mas que ainda não pode ser caracterizada como tal. Em Portugal, na maioria dos hospitais este tipo de teste é feito através de colheitas ao sangue (análises), o que provoca nas pessoas que têm diabetes, níveis de ansiedade e estresse tantos às crianças como aos seus familiares. Com esta máquina as crianças que são acompanhadas pelo serviço de diabetes pediátrica do CHBM, passaram a fazer apenas um teste glicémico indolor, sem causar os efeitos anteriormente citados, sendo que o resultado neste equipamento é dado na altura da consulta, o que permite à equipa médica, fazer os ajustes necessários para o controlo e tratamentos da diabetes Mellitus Tipo 1.
Princípio do teste
A glicose sanguínea liga-se à molécula de hemoglobina (o pigmento vermelho que dá cor ao sangue). Quanto maior for o nível de glicose na circulação, maior será a ligação da glicose com a hemoglobina. O resultado do teste de A1C é dado em porcentagem de hemoglobina ligada à glicose.
A Associação Mellitus Criança foi fundada em 25-05-2015, visa colmatar as diversas lacunas e dificuldades sentidas pelas crianças e pais e/ou familiares em lidar com a Diabetes Mellitus Tipo 1, quer do ponto de vista educacional, quer do ponto de vista da saúde, familiar e da componente social.
Página Internet : http://www.mellituscrianca.pt
Página Facebook : https://www.facebook.com/npcdt1/
Fonte:Associação Mellitus Criança