Com o objetivo de “chamar à atenção para a situação do património ferroviário na atualidade e para a sua importância histórica enquanto elemento aglutinador da identidade cultural do Barreiro”, as associações integrantes do projeto L realizam este domingo, 21 de setembro, pelas 15h30, um passeio pelo património ferroviário do concelho.

As associações acreditam que a “diversidade e a qualidade do património ferroviário, ainda existente no concelho, podem potenciar-se como uma âncora do desenvolvimento local”. Por outro lado, esta iniciativa visa alertar para a necessidade de angariar fundos e materiais para a recuperação da antiga Estação do Lavradio, tarefa que está a ser desenvolvida, desde 2013, pelas associações do projeto L.

Os interessados em aderir à atividade têm direito a um lanche/ convívio às 18h no Espaço L – Antiga Estação do Lavradio.

Recorde-se que, o troço inicial Barreiro – Vendas Novas foi inaugurado pelo rei D. Pedro V, no dia 2 de fevereiro de 1859. E, depois de estar em execução, a partir de 1861, o caminho-de-ferro foi, como refere o projeto L, “portador de inovação e transformações profundas, colocando o Barreiro como o principal eixo de ligação entre o Norte e o Sul do país”, daí que a cultura ferroviária esteja ainda hoje muito presente na vida da cidade.