A universidade sénior comemorou dez anos de existência. O Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida recebeu no dia 8 de novembro, alunos, professores e amigos da Universidade numa cerimónia dedicada ao tema “Uma década, Memórias e Futuro”.
Foi a 7 de novembro de 2006 que no Cinema-teatro Joaquim d´Almeida teve lugar a inauguração da Universidade Sénior. Na altura, com 50 alunos, era um polo da universidade Setubalense da Terceira Idade. Desde então, a Universidade, foi frequentada por mais de 600 alunos. Atualmente a Universidade Sénior é autónoma e conta com 171 alunos ativos, 36 disciplinas e 22 docentes voluntários.
Nuno Canta afirmou que a Universidade Sénior do Montijo “constitui e contribui para o conhecimento, reflexão sobre os problemas para a construção da cidadania e a nossa intervenção na democracia”. “A universidade Sénior é um espaço para dinamizar o envelhecimento ativo, para concretizar o principio da aprendizagem ao longo da vida e para mobilizar a solidariedade entre gerações”, disse.
Durante a sua intervenção, o presidente garantiu que a autarquia vai realizar “mais um investimento significativo de modo a que possam dispor de mais um espaço, refiro-me ao piso inferior da casa senhorial da Quinta do Saldanha”.
João Barbosa, representante da Comissão Representativa de Alunos e Professores (CRAP) afirmou que “a Universidade Sénior é um polo dinamizador de um salutar envelhecimento ativo através da aprendizagem permanente e obtenção de novos conhecimentos que enriquecem os cidadãos e contribui para uma sociedade mais esclarecida e atuante”.
O representando garantiu que a CRAP vai manter as atividades até agora desenvolvidas desvendando que este ano letivo 2016/2017 irá contar com a presença de um grupo no carnaval do 10 Montijo, realizar o 1.º Concurso de Fotografia e os primeiros jogos florais de poesia
Durante a cerimónia foram distinguidas as docentes mais antigas, Anabela Rumor, Gracelinda Silva e Fernanda Quintino. O professor Pedroso da Silva apresentou a proposta para um novo logotipo da universidade baseado no lema “Experiencia e saber” e foi visualizado um vídeo retrospetivo dos 10 anos de existência da Universidade.
Jorge Serafim, o contador de história trouxe boa disposição e arrancou muitas gargalhadas do publico presente.
As comemorações dos 10 anos de Universidade Sénior vão continuar dia 18 de novembro com a inauguração da exposição retrospetiva de Teatro na Biblioteca Municipal e a exposição retrospetiva de pintura, fotografia e costura que inaugura no dia 19 de novembro na Galeria Municipal. Ambas as mostras vão estar patentes até ao dia 3 de dezembro.