Organizado anualmente pela Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS), a edição de 2015 do Concurso de Vinhos da Península de Setúbal recebeu 128 amostras para prova, de onde resultaram 39 medalhas de ouro – 23 medalhas para vinhos com IG Península de Setúbal, 11 para Vinhos com DO Palmela e 5 para vinhos DO Setúbal. Das medalhas de ouro emergiram ainda cinco distinções de Melhor Vinho a concurso nas categorias Branco, Rosado, Tinto, Generoso e Melhor Vinho – o mais pontuado. Os vencedores foram revelados ontem, dia 14 de Maio, numa cerimónia de entrega de prémios na Pousada de Palmela.

O Moscatel Roxo 20 Anos da José Maria da Fonseca mantém os títulos de Melhor Vinho e Melhor Vinho Generoso e partilha os grandes troféus com os vinhos tranquilos Veritas 2013 – Melhor Vinho Tinto  – da SIVIPA, com o Dona Ermelinda 2014 – Melhor Vinho Branco  – da Casa Ermelinda Freitas e com o Terras do Sado 2014 – Melhor Vinho Rosado também da SIVIPA.

A XV edição do Concurso de Vinhos da Península de Setúbal fica marcada pelo aumento, em relação ao ano anterior, de 25% de amostras em prova e também pelo aumento de número de empresas participantes, atingindo a soma de 23, ultrapassando este ano todos os anteriores recordes. Henrique Soares, Presidente da CVRPS congratula-se por ‘o concurso da região ter atingido um patamar de plena maturidade e consistência, em consonância com a dimensão e a importância que a Península de Setúbal soube construir e com o prestígio de que hoje granjeia junto da crítica e, sobretudo, dos consumidores’.

O júri, composto por técnicos das várias regiões vitivinícolas portuguesas, Associação Portuguesa de Enologia, Associação de Escanções de Portugal e ASAE, imprensa da especialidade e representantes da restauração, num total de 23 provadores, esteve dois dias em provas na Casa Mãe da Rota dos Vinhos da Península de Setúbal, em Palmela.