O Município de Palmela vai promover os seus vinhos e produtos regionais de qualidade e a sua música no 39.º Festival Nacional de Gastronomia, a decorrer até 3 de novembro, em Santarém.

Com o subtema “O Vinho e a Vinha”, a grande novidade desta edição é a realização do “Dia Temático”, um dia exclusivo dedicado a cada município convidado. Palmela participa no dia 31 de outubro, dando continuidade à campanha “Palmela Conquista”, associando a promoção do território aos seus produtos tradicionais locais mais emblemáticos e dando a conhecer as suas tradições e distinta identidade musical.

O programa para este dia centra-se na degustação de vinhos e produtos regionais, como o Moscatel de Setúbal, os vinhos da casta Castelão, os produtos da Arrábida, com uma mostra promovida pelo Clube de Produtores da Arrábida, não esquecendo o inigualável Queijo de Azeitão e as tradicionais Fogaças de Palmela. A noite termina com a promoção de um produto inovador, os Cocktails de Moscatéis de Setúbal, que pretende dar a conhecer novas formas de consumo.

Os apontamentos musicais serão uma constante ao longo do dia, com o saxofone como instrumento de eleição, o que permitirá animar o espaço e dar a conhecer a todas/os as/os que visitam o certame o “Palmela é Música”, processo de candidatura do Palmela à Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na área da Música.

Para além de Palmela, os outros municípios convidados, que têm também um “Dia Temático”, são Grândola, Peso da Régua, Viseu, Anadia e ainda a Direção Regional de Turismo dos Açores.

No dia 31, o Município de Palmela estará duplamente representado no Festival, já que vai também estar presente, a par da Rota de Vinhos da Península de Setúbal, no espaço de promoção da Associação de Municípios Portugueses do Vinho, onde realizará provas de vinhos e Moscatéis, dando ênfase à promoção do enoturismo e das atividades programadas para o Dia Europeu do Enoturismo.

Visite-nos!

Programa do “Dia Temático” do Município de Palmela

14h00 – 110 Anos do Moscatel de Setúbal: prova

15h00 – O Queijo de Azeitão DOP: degustação

16h00 – Compotas e sabores: degustação

17h00 – Apontamento musical

18h00 – A Casta Rainha de Palmela: A Castelão: prova de vinhos

18h30 – Apontamento musical

19h00 – Os produtos da Arrábida: Clube de Produtores da Arrábida

19h30 – Apontamento musical

20h00 – Fogaça de Palmela e Queijo de Azeitão: harmonização

21h00 – Cocktails de Moscatéis de Setúbal

21h30 – Apontamento musical

Partilhe esta notícia