As três maiores operadoras de telefonia móvel do Reino Unido não estão oferecendo a seus clientes serviços satisfatórios, apesar de muitas vezes custarem mais do que rivais menores, descobriu um órgão de vigilância.
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A Vodafone foi classificada como a pior rede do país no Que? pesquisa de satisfação móvel depois de gerenciar apenas classificações de uma estrela para atendimento ao cliente, custo-benefício e suporte técnico.
Uma em cinco Vodafone os clientes (18%) relataram um mau atendimento ao cliente, incluindo o tratamento de reclamações e a forma como suas dúvidas foram tratadas, enquanto 13% disseram que o suporte técnico da empresa era ruim e 19% o classificaram como um custo-benefício ruim.
EE , a maior rede móvel do Reino Unido, também continua a figurar entre os piores provedores, com 13% de seus clientes classificando-a como de baixo custo-benefício e apenas um quarto (27%) dando-lhe uma classificação boa ou excelente para suporte técnico.
Cerca de 10% de O2 os clientes disseram que a empresa oferecia uma relação custo-benefício ruim.
(Imagem: Getty)
Três alcançou a maior pontuação de clientes entre as redes 'big four' pelo quarto ano consecutivo, apesar de receber pontuações médias na maioria das categorias.
No entanto, 80% dos clientes da Three classificaram seu provedor como bom ou excelente custo-benefício.
Dos 13 provedores incluídos na pesquisa, os clientes em sua maioria classificaram as 'redes virtuais' menores - aquelas que alugam espectro das principais operadoras - mais altamente, com Qual? descobrindo que eles eram geralmente mais baratos tanto para transações de sim quanto para determinados contratos.
As ofertas apenas para Sims eram em média 31% - ou mais de £ 3 por mês - mais caras com um dos quatro grandes provedores do que com uma das redes virtuais menores.
O preço médio mensal combinado do contrato para um iPhone XS foi 18% ou £10 mais caro com Vodafone, O2, EE e Three.
(Imagem: Ian Morris)
Que? destacado gafe como um provedor popular entre seus clientes, com 80% pagando menos de £ 10 por seu contrato somente de sim e 95% classificando a empresa como boa ou excelente em relação ao custo-benefício.
A partir de julho, todos os clientes de telefonia móvel poderão trocar de operadora por mensagem de texto e as empresas serão proibidas de cobrar por períodos de aviso posteriores à data de troca, prática que atualmente custa a quem for pego pagando por serviços antigos e novos ao mesmo tempo cerca de £ 10 milhões no total a cada ano.
'O reinado contínuo de redes menores sobre os grandes players mostra exatamente como o suporte ao cliente e a relação custo-benefício são importantes para os usuários móveis', disse Natalie Hitchins, do Which? chefe de produtos e serviços domésticos.
'Se você acha que está pagando demais ou não está recebendo o nível de serviço que espera do seu provedor, você deve procurar um negócio melhor - você pode economizar algum dinheiro e provavelmente também muito sofrimento.'
Telefones dobráveis
Vodafone disse: 'Lamentamos que Qual? os membros não estão tão felizes quanto poderiam estar com nosso serviço e estão trabalhando duro para entender o problema e o que mais podemos fazer.'
'Estamos no topo do ranking OpenSignal para experiência móvel no Reino Unido, que é apoiado por outros relatórios independentes da Ofcom e RootMetrics', disse uma porta-voz da EE.
'Os números mais recentes da Ofcom também mostram que a EE recebe o menor número de reclamações na indústria móvel, pois continuamos a investir no melhor atendimento ao cliente do Reino Unido.'
Que? entrevistou 6.135 membros em fevereiro.
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